VLI cria função exclusiva para mulheres no Canal de Denúncias 

Nedilson Machado
O atendimento será feito por um time de especialistas composto apenas por mulheres, incluindo graduadas em psicologia, que acolherão as denunciantes. Na foto, Iara Maria da Silva, Operadora de Manobra da VLI (Foto meramente ilustrativa)

 

Nesta terça-feira (8), data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – lança uma funcionalidade no Canal de Denúncias, que agora conta com uma opção pensada exclusivamente para mulheres.

Por meio do 0800-7210782, o público feminino poderá comunicar qualquer tipo de desvio de conduta, de normas internas ou de legislação, como assédio, comportamento sexual inadequado, discriminação e demais irregularidades que forem praticadas por empregados ou prestadores de serviços, em descumprimento ao Código de Conduta da empresa.

O atendimento será feito por um time de especialistas composto apenas por mulheres, incluindo graduadas em psicologia, que acolherão as denunciantes por meio de uma escuta qualificada.

“As relações internas e externas da VLI são pautadas pela ética e pelo respeito. A criação desta funcionalidade no canal é mais um exemplo disso e reforça o nosso compromisso com os valores de que não abrimos mão e também nosso papel como uma companhia que promove a igualdade de gêneros de forma efetiva, com seriedade e intencionalidade”, afirma a diretora jurídica e de Governança Corporativa da VLI, Joyce Andrews.

Segundo a gerente de Ética e Conformidade da companhia, Mirela Pedrosa Lima, o objetivo desta ferramenta é, diante de uma situação tão delicada, acolher as mulheres, deixando-as mais confortáveis para fazerem suas denúncias. “Dependendo do que será relatado, como em casos de comportamento sexual inadequado ou discriminação, a manifestante pode ficar com receio de ser julgada ou de dar detalhes sobre o ocorrido ao ser atendida por um homem no 0800. Pensando nisso, decidimos criar uma opção específica para que elas falem apenas com mulheres, dentre elas psicólogas especializadas em atendimento humanizado e inclusivo”, destaca.

Ela explica que o contato inicial com o Canal de Denúncias continuará sendo pelo mesmo número. Contudo, no início da ligação, a pessoa optará pelo atendimento exclusivo para mulheres ou pelo atendimento convencional, por meio do qual as pessoas podem reportar atos em desacordo com o Código de Conduta, com políticas internas e legislações aplicáveis. “O número será mantido, porque é amplamente divulgado, tanto internamente quanto externamente”.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, o canal funcionará com o atendimento direto pelas especialistas. Fora desses horários, a ligação é gravada e a mesma equipe responsável pelo acolhimento fará as análises e encaminhamento do caso.

 Código de Conduta

É importante ressaltar que o Código de Conduta da companhia possui orientações claras de como promover o ambiente integro e positivo de trabalho. Entre elas estão: respeitar a todas as pessoas, com suas qualidades e direitos; praticar o trabalho colaborativo, com incentivo à diversidade de ideias e ao diálogo construtivo; defender a escuta ativa, mantendo a empatia com o outro e a observação atenta dos comportamentos que podem ser nocivos ao ambiente de trabalho; denunciar atitude preconceituosa ou discriminatória; cuidar de forma permanente para não gerar constrangimentos internos com palavras, apelidos e piadas ofensivas ou depreciativas; bem como extinguir prática ou conivência com qualquer tipo de assédio, comportamento inadequado, agressivo ou ato violento.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria “Logística e Transportes” pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

MARCADO:
Compartilhe este artigo