Ulisses Sousa, exerce a profissão desde 1994 e é sócio do Ulisses Sousa Advogados Associados (foto Arquivo)

 

26 anos de exercício da profissão, o advogado Ulisses Sousa, sócio do Ulisses Sousa Advogados Associados, comemora o Dia do Advogado, neste 11 de agosto, fazendo uma revelação apaixonante “nunca desejei exercer outra profissão na vida. Amo ser advogado. Exercendo a advocacia deste 1994, Ullisses é especialista em processos contenciosos, com destacada atuação em Direito Administrativo, Civil, Consumidor, Comercial, Trabalhista e Tributário. É presidente seccional Maranhão do CESA (Centro de Estudos de Sociedade de Advogados), ex-secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil (MA), conselheiro federal da OAB (triênios 2004/2006, 2007/2009 e 2010/2012). É advogado do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (SINDUSCOM-MA) e doutorando em Direito pela Universidade de Lisboa.

 No seu escritório, um dos mais conceituados do Maranhão e com atuação em todo o Brasil, Ulisses iniciou sociedade há cerca de 17 anos com o parceiro Marcos Braide. Com o crescimento da sociedade, os advogados Antonio Casanovas, Mariana Carvalho e Letícia Trovão passaram a integrar o quadro de sócios do escritório, que tem sede no Calhau em São Luís e filial em Imperatriz (MA).

O escritório conta hoje com uma equipe de cerca de 50 profissionais e uma comprovada experiência em consultoria. Segue entrevista exclusiva para o Blog do Ned:

 

Na conjuntura atual, como você define as mudanças na forma de exercer a advocacia?

O mundo está mudando rapidamente. A tecnologia está transformando a sociedade. A forma de fazer negócios e de viver em sociedade muda a cada dia. Novos conflitos e novas formas de compreender e solucionar esses conflitos também estão surgindo. O advogado, mais do que nunca, precisa estar atento a essas mudanças.

Dono de um escritório e advogado, como é lidar com essas vertentes em tempos de pandemia?

São tempos difíceis, mas “mar calmo não forma bons marinheiros”. São nesses momentos que o mercado seleciona aqueles que estão aptos a se adaptar e a sobreviver às turbulências.

 Qual o segredo para manter-se no mercado?

Estudo, dedicação, trabalho sério, paciência e amor pela profissão. 

 Como você define o Direito e o seu exercício na democracia brasileira? `

Segundo a Constituição Federal (Art. 133), a advocacia é indispensável à administração da Justiça. Somos nós, os advogados, que sempre fizemos oposição a todo tipo de abuso e que nunca nos calamos diante dos abusos do poder estatal. Foi assim no passado, é assim no presente e será assim no futuro.

Qual mensagem deixaria para profissionais do Direito e acadêmicos?

Tenha paixão pela sua profissão. Lembro aqui do recado transmitido por Nizan Guanaes que, ao proferir discurso aos formandos – que não eram do curso de Direito – da FAAP, recomendou: “Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser um grande bandido, nem um grande canalha”

Gostou? Compartilhe!
Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar