A live de hoje contou com o a participação do CEO da B3, Gilson Finkelsztain, e de Ilson Mateus, presidente do Grupo Mateus (Foto/Divulgação)

 

O Grupo Mateus (ticker GMAT3), uma das maiores redes varejistas de alimentos do país e a maior das regiões Norte e Nordeste,  concluiu  hoje, 13, a  sua  oferta  pública inicial (IPO) na B3. Realizado em formato de live, atendendo às medidas de distanciamento social, o evento contou com a participação do CEO da B3, Gilson Finkelsztain, e de Ilson Mateus, presidente do Grupo Mateus, conectados com os demais executivos da companhia e conselheiros de administração diretamente de São Luis (MA), sede do grupo. “É uma honra ver que o Grupo Mateus enxerga o mercado de capitais e a B3 como parceiros para trilhar uma nova fase de expansão da sua marca e dos seus negócios. E assim chegamos ao 20º IPO do país e ao maior do ano, trazendo à bolsa mais representatividade geográfica”, comentou Gilson Finkelsztain, CEO da B3 durante a transmissão do IPO.

“Hoje é um dia para ficar na nossa história! Uma empresa genuinamente nordestina abrindo capital e ganhando a confiança de investidores do mundo todo. Abrir capital é uma grande decisão, que exige coragem, que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. Mas o que não nos falta é fé e vontade de trabalhar! Essa determinação está no DNA do Grupo Mateus”, comemorou Ilson Mateus, presidente do Grupo Mateus.

A Oferta foi feita nos termos da ICVM 400, sob a coordenação da XP (Coordenador Líder), Banco Bradesco BBI (Agente Estabilizador), Banco BTG Pactual, Banco Itaú BBA, BB Investimentos, Banco Santander e Banco Safra S.A. (Coordenadores da Oferta). Os recursos captados pela oferta do Grupo Mateus serão direcionados para expansão orgânica da rede. Com a realização de seu IPO, o Grupo Mateus passa a ser a 156ª empresa listada no Novo Mercado, segmento com os mais elevados padrões de governança corporativa. .

IPO foi o maior de 2020

Com o preço da ação a R$ 8,97, o Grupo Mateus levantou R$ 4,61 bilhões na oferta inicial. O valor fez com que o IPO fosse o maior da história do Nordeste brasileiro e o maior do Brasil em 2020. Do volume total de recursos arrecadados, 85% são primários e vão para o caixa da empresa sendo inteiramente utilizados na expansão orgânica do Grupo.

 

Sobre o Grupo Mateus

Uma mercearia de apenas 50m2. Assim começou a história do Grupo Mateus na cidade de Balsas, interior do Maranhão. O ano era 1986 quando Ilson Mateus, mais uma vez, arriscou montar um negócio, depois de ter falido duas vezes e arriscado a vida do garimpo da Serra Pelada. O ex-engraxate e torneiro mecânico que mal concluiu o ensino primário conseguiu transformar o pequeno armazém na maior rede varejista de alimentos do país com capital 100% nacional e na 4ª maior empresa de varejo do Brasil. Com 34 anos de mercado e presente nos estados do Maranhão, Pará e Piauí a empresa figura ainda como um dos maiores atacadistas do país e o maior das regiões Norte e Nordeste. Com mais de 19 mil pontos de venda e suporte de mais de 1.700 representantes comerciais do segmento de atacado, o Grupo também atende os Estados do Tocantins, Bahia e Ceará com venda externa.

Gostou? Compartilhe!
Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar