Teatros e cinemas podem reabrir com restrições (Foto/Divulgação)

 

Portaria publicada pela Casa Civil do Governo do Maranhão estabeleceu as regras sanitárias para o retorno das atividades nos cinemas e teatros. As normas, que evitam a disseminação do novo coronavírus, já estão valendo.

A portaria vale para todo o estado, mas os prefeitos podem editar regras mais rígidas. Cinemas e teatros podem funcionar desde que sigam essas novas regras e as anteriores, de validade geral. Entre elas, estão o uso de máscara, a limpeza das mãos e o distanciamento social. 

Já as regras específicas incluem a determinação de que não pode haver mais de 150 pessoas reunidas ao mesmo tempo. 

Além disso, o espaço não pode ultrapassar a metade da capacidade habitual. Por exemplo: um cinema que normalmente comporta 200 pessoas só pode operar com no máximo 100 a cada sessão, e não 150.

Assentos

Deve haver pelo menos um assento desocupado entre dois assentos ocupados, em fileiras alternadas (fileira sim/fileira não).

Não pode haver aglomerações nem dentro e nem fora, nas filas. Deve haver distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. 

Elevadores só devem ser usados por pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. 

O local deve ter limpeza constante. As lixeiras devem ser acionadas por pedal. As salas devem ser higienizadas antes da entrada do público e deve haver aumento do intervalo entre as sessões para dar tempo de fazer a limpeza.

As regras de higiene também valem para as bombonieres e para as bilheterias. É permitido o consumo de alimentos na sala de exibição.

Pessoas do grupo de maior risco ou que apresentem sintomas não devem frequentar o espaço. Os clientes devem ser questionados sobre a presença de sintomas. 

Veja aqui a íntegra da portariahttps://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/wp-content/uploads/2020/10/PORTARIA-75-DE-19-DE-OUTUBRO-DE-2020.pdf

(Fonte Governo do Estado)

Gostou? Compartilhe!
Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar