A diretora administrativa da Unidade de Pronto Atendimento Vinhais e Policlínica Vinhais, Carol Hortegal, entre o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e o governador Flávio Dino (Fotos/Divulgação)
Os profissionais de saúde são os grandes heróis da pandemia do novo coronavírus, e sobre isso não resta dúvida.
Trabalhando na linha de frente para isolar e tratar pessoas infectadas, eles se expõem, diariamente, a riscos para salvar vidas. Que o diga a enfermeira Carol Hortegal, especializada em casos de urgência e emergência e diretora administrativa da Unidade de Pronto Atendimento Vinhais e Policlínica Vinhais, que vai ser homenageada representando sua classe no The Best 2020, nesta quinta-feira, 21, no Villa Reale.
Carol, há quase 6 anos ocupa esta função na UPA Vinhais que tem um índice de cerca de 60% de satisfação em pesquisa realizada com os seus usuários.
Em 2020, a UPA Vinhais completou 9 anos de existência, ganhando uma reforma feita pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Secretaria de Governo que executou a obra.
A ideia era contemplar a ampliação de setores como enfermaria e sala de estabilização que anteriormente eram 14 leitos e agora aumentou para 17. “Outra novidade foi que a Unidade ganhou uma nova observação pediátrica com 4 leitos para atender melhor a demanda que nos procura, melhorando o conforto para oferecer um atendimento com mais qualidade”, ressaltou a enfermeira.
Ainda entre as novidades do segundo semestre de 2020, está a mudança no fluxo de atendimento com o objetivo de reduzir o tempo de permanência do paciente dentro da Unidade, com revisão e capacitação no quadro de funcionários para otimizar e humanizar a prestação de serviço.

Carol Hortegal entre os colegas de profissão da UPA Vinhais num momento de descontração
Segundo Carol Hortegal, hoje a UPA do Vinhais atende em média cerca de 400 pacientes, entre adultos e crianças, nas 24 horas. “O que antes da minha gestão atendia cerca de 200, hoje então dobrou o número de pacientes atendidos”, pontua, com orgulho, a profissional.
Ainda segundo ela, a policlínica do Vinhais em 2020 também passou por uma reforma, e teve o número de especialidades médicas ampliadas, assim como também os tipos de exames de imagem, ofertando mais vagas e dobrando o número de pacientes atendidos ao mês.
“Hoje os pacientes têm mais facilidade na marcação de consultas e exames, podendo agendar presencialmente em qualquer unidade do Viva ou Procon. E após realizar a consulta o paciente já sai com tudo marcado e retorno agendado”, conclui Carol. Parabéns.



