Atividades integram o Programa Avança Maranhão e totalizam um investimento de R$ 5,6 milhões. (foto/divulgação)

 

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac está realizando diversas ações que integram o Plano de Retomada das Atividades Econômicas – Avança Maranhão, lançado no dia 13 de agosto pelas principais entidades empresariais do estado, no sentido de garantir empregos, organizar o setor produtivo e dar apoio social aos maranhenses.

Com o plano de ações, o Sistema Fecomércio espera contribuir para redução dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, assegurando a sobrevivência das empresas e garantindo emprego e renda no estado, por meio de inúmeras ações que totalizam um investimento de R$ 5,6 milhões do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac para o desenvolvimento econômico do Maranhão.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, José Arteiro da Silva, o plano vai acelerar e fortalecer esse processo de retomada da economia. “O Sistema Fecomércio vem desempenhando um trabalho fundamental nesse processo de retomada econômica e, agora, soma esforços com as demais entidades empresariais no Programa Avança Maranhão. Reafirmo que a Fecomércio-MA, assim como os seus braços sociais, o Sesc e o Senac, estão prontos para auxiliar à sociedade no que for preciso, fortalecendo nosso papel de apoio e incentivo na construção histórica, social e econômica do nosso estado”, destacou José Arteiro.

Entre as ações, a Fecomércio-MA oferece suporte aos empresários quanto aos procedimentos e documentações necessárias para a obtenção de financiamento, assessoria jurídica para esclarecimento de medidas que precisam ser observadas durante esse período de pandemia, além de contribuir com a área de pesquisa e desenvolvimento, provendo o mercado de informações técnicas a partir de pesquisas econômicas.

Saúde para empreender

Na atuação social, a Federação do Comércio lançou dentro do Avança Maranhão, a campanha Saúde para Empreender, mobilizando sindicatos filiados e empresas associadas para arrecadação de doações de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal que serão destinadas a instituições sociais ao longo dos próximos meses.

Além disso, o sistema Fecomércio por meio do Sesc, promove a arrecadação e entrega de toneladas de alimentos através do Programa Mesa Brasil. De março até julho deste ano, já foram entregues mais de 250 mil quilos de alimentos, beneficiando milhares de maranhenses.

O Sesc oferece ainda, os programas Sesc Alerta, que atende empresas e orienta sobre os protocolos sanitários com treinamento de 16 mil trabalhadores; Sesc Nutrição, com o fornecimento de 87 mil refeições (prato comercial) nas unidades do Sesc; Saúde Bucal, com a realização de 1.250 atendimentos odontológicos; Cuidado Terapêutico, com atendimento de 2.800 trabalhadores com rotinas de cuidados de saúde; e ginástica laboral, disponibilizando educadores físicos para realização de 6 mil atendimentos nas empresas cadastradas.

No âmbito de capacitação profissional, o Sistema Fecomércio, por meio do Senac oferece gratuitamente consultorias a 120 empresas dos segmentos de gastronomia, hospedagem, beleza e comércio varejista, visando o exercício de suas atividades em uma realidade pós-pandemia. Atua também na produção de 6 mil máscaras de proteção em tecido, que estão sendo doadas a instituições carentes nos municípios onde o Senac possui Unidades de Ensino.

Formação profissional

O Senac disponibiliza, ainda, o Programa Formação Profissional, com oferta remota e gratuita de 1.485 matrículas em cursos de formação continuada na perspectiva de aumentar a empregabilidade no setor de comércio de bens, serviços e turismo. As capacitações para empreendedores e comerciários, contemplam técnicas de como obter sucesso nas vendas, comercialização de produtos on-line, estratégias de negociação em vendas, ferramentas de marketing digital, entre outros. As aulas serão ministradas através de plataformas digitais, como Google Classroom.

A instituição oferece também o Programa Senac de Gratuidade, com objetivo de ofertar 2.272 matrículas em cursos presenciais de qualificação profissional nos segmentos de Beleza, Comércio, Gestão, Design, Comunicação, Informática, Saúde, Moda, Gastronomia e Produção de Alimentos.

“Hoje apontamos para um novo horizonte na direção da retomada socioeconômica do Maranhão. O Sistema Fecomércio vem trabalhando intensamente para apoiar e orientar o empresário, além de ampliar sua oferta de cursos à distância, por meio do Senac, e expandir sua atuação social, por meio do Sesc. Com essas ações, visamos aumentar o alcance do nosso trabalho e otimizar a nossa atuação no fortalecimento empresarial e social do nosso estado”, explicou o vice-presidente da Fecomércio-MA, Maurício Aragão Feijó, que vem coordenando as ações do Sistema Fecomércio no Avança Maranhão.

Gostou? Compartilhe!
Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar