A fotógrafa Veruska Oliveira: “Os alunos que participaram deste projeto tiveram um ganho enorme.” (Fotos/Divulgação)
O Projeto Mobgrafia na Ilha – Oficinas de fotografia com celular, está realizando exposição fotográfica virtual no site www.mobmaranhao.com.br. As fotos são resultado das oficinas de fotografia para celular realizadas pela fotógrafa Veruska Oliveira para jovens estudantes de escolas públicas da grande São Luís dentro do Projeto Mobgrafia na Ilha, patrocinado pela Lei Aldir Blanc, do Governo do Estado do Maranhão.
Mais de 320 pessoas puderam aprender conceitos e técnicas básicas do mundo da fotografia, por meio da realização de oficina, exposição fotográfica na escola e exposição virtual para acesso ao público em geral. Além disso, todo o material produzido vem sendo disponibilizado em plataforma digital e redes sociais (whatsapp, facebook e instagram) ao longo do projeto e, agora, após sua finalização, disponibilizado em exposição virtual.
A fotografia como arte e linguagem está vivendo um momento único, tão importante como foi seu próprio surgimento. Por conta da uma inclusão digital e compartilhamento possibilita que a arte criada, a foto gerada ou a história contada ganhem o mundo quase em tempo real. Um movimento democrático, inclusivo e sem fronteiras que pode contribuir para a comunicação entre comunidades e povos de localidades diversas.
O celular smartphone deixa de ser um instrumento apenas de comunicação e torna-se ferramenta de registro histórico e cultural, de criação de arte e de novas redes de comunicação.
A fotógrafa Veruska Oliveira, observando as transformações que acontecem nas comunidades, verificou a necessidade de melhor instruir e orientar a população para as novas profissões que surgem derivadas dos operadores de mídias digitais e redes digitais que nascem a cada dia, com a finalidade de criar novas oportunidades profissionais e de negócios entre os jovens que atuam neste universo de imagens de forma tão única e intuitiva.
“A possibilidade de produzir material fotográfico de maior qualidade e de poder registrar os acontecimentos do cotidiano de cada comunidade permite que seja documentada a sua história e contribui para que suas manifestações culturais, sociais e religiosas não caiam no esquecimento por falta de registro e memória”, disse ela.
“Os alunos que participaram deste projeto tiveram um ganho enorme. Muitos alunos de cursos de Educação para Jovens e Adultos, por exemplo, conseguiram aproveitar as oficinas para aprender a registrar seus produtos e vender melhor na internet”, finaliza.
Para o aluno Wellen Cláudio Silva, da Pastoral do Menor Vila Embratel, foi uma experiência bem proveitosa e uma oportunidade única. “Eu já queria fazer esse curso e não tinha tempo disponível. Foi uma experiência muito válida, e agora me interesso em aprofundar esta área”, declarou. “Foi fantástico, me sinto maravilhado em ter participado do curso”.
Aqui algumas fotos da exposição:
Para conferir mais trabalhos dos alunos, acesse o site www.mobmaranhao.com.br
Sobre a autora do Projeto
Veruska Oliveira é graduada em Pedagogia pela UEMA-2003. Professora de inglês pelo período de 1996 a 2006, com certificado de proficiência pela Michigan University. Iniciou a carreira na fotografia no ano de 2005. Além de longa trajetória em cobertura fotográfica de eventos sociais e coorporativos, obteve destaque na área publicitária após qualificação na área obtida na Rocky Mountain School of Photohgraphy no ano de 2012. Realizou, além de diversas exposições fotográficas, quatro projetos que resultaram em publicações de livros, sendo eles: “Terra de Palmeiras: as quebradeiras de coco babaçu do Maranhão” (2011); “Itaqui Bacanga: Um autorretrato” (2012); “Quilombolas do Maranhão; um retrato” (2012) e “Impressão do Silêncio” (2016). Sendo os projetos “Quilombolas do Maranhão” e “Impressão do Silêncio” também geraram dois curta metragens com o mesmo nome.