Exibindo os novos quimonos doados pela Fribal, os atletas do projeto “Jiu-Jitsu Salvando Vidas” treinam na sede do 20º Batalhão da PMMA no bairro da Aurora (Fotos/Divulgação)

O projeto “Jiu-Jitsu Salvando Vidas” é mais uma ação esportiva que está recebendo apoio do Grupo Fribal. Com foco em crianças e adolescentes, trata-se de uma grande oportunidade para este segmento conquistar um futuro digno e promissor, mantendo-se longe das drogas e da violência urbana que são comuns em áreas de vulnerabilidade.
O projeto é uma ação conjunta de policiais militares do 20º Batalhão da PMMA, do Conselho Comunitário Pela Paz / CCP, do Conselho Tutelar e gestores das escolas da região; e que conta com o apoio da Fribal, para beneficiar crianças e jovens na faixa etária de 6 a 17 anos, moradores dos bairros Vila Isabel Cafeteira, Aurora, Forquilha, Cruzeiro do Anil e Cohab.
A aulas de Jiu-Jitsu para esses jovens em situação de vulnerabilidade social acontecem sempre a tarde, às terças e quintas-feiras, na sede do 20º Batalhão da PMMA no bairro da Aurora. Os professores são policiais militares graduados na arte marcial, que atuam como voluntários.
No tatame os jovens aprendem acima de tudo a desenvolver valores como respeito ao próximo, foco e disciplina. Mais que desenvolver atletas de alto desempenho, o projeto visa formar cidadãos de bem, e que no futuro, sejam pessoas úteis à sociedade através da profissão que escolherem.
E um dos requisitos para poder participar do projeto é frequentar a escola com assiduidade e manter notas boas. Os gestores escolares ajudam diretamente no acompanhamento dessas crianças e jovens, incentivando a educação sintonizada com o esporte.
O coordenador é o major Ricardo, comandante do 20º Batalhão que aposta nesse projeto como um caminho para a paz e a cidadania: “Esse projeto veio para somar na formação dos cidadãos da nossa comunidade. E com essa atuação conjunta com os gestores das escolas da região, o Conselho Tutelar e o Conselho Comunitário Pela Paz conseguimos identificar situações de vulnerabilidade; e através do esporte e da educação, oferecemos uma alternativa, um caminho para a formação de pessoas do bem. Aqui além das aulas, eles recebem alimentação e são incentivados a estudar para progredir”, resume o Major Ricardo.
A mais nova conquista dos participantes – ou “jiujiteiros (as)”, como se chama quem pratica o esporte, foram os quimonos adequados para a prática, que foram doados e entregues pela Fribal na sede do projeto. Um equipamento essencial para o treino, e que fez a alegria de todos.
Para o presidente do Grupo Fribal, Carlos Francisco Oliveira, apoiar o Projeto “Jiu-Jitsu Salvando Vidas” é reafirmar os valores da empresa que sempre valorizou o esporte:
“Sempre incentivamos o esporte, pois ele serve para ensinar valores básicos que ajudam na formação do bom caráter. E aliado à educação, é um passaporte para um futuro melhor e mais digno. A Fribal está alinhada à agenda do ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) e dentro do Social, o apoio ao esporte tem se destacado, com o patrocínio a diversos atletas profissionais, mas também a projetos de base como esse”, declarou o presidente da Fribal. (Com informações da Assessoria de Imprensa/Fribal)



