Outback Steakhouse se destaca no setor gastronômico do país com experiências diferenciadas

Nedilson Machado
Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes (Fotos/Divulgação)

 

A indústria gastronômica está em constante evolução e, para se manter relevante neste mercado, é preciso estar sempre na vanguarda da inovação. O Outback Steakhouse, reconhecido mundialmente por sua inspiração na cultura australiana e presente há 26 anos no Brasil, tem se destacado ao constantemente oferecer experiências disruptivas, com novos produtos e campanhas para atender às demandas dos consumidores mais antenados, sempre com muita qualidade e o sabor marcante característico.

A história da marca começou em março de 1988, quando Chris T. Sullivan, Robert D. Basham, Tim Gannon e Trudy Cooper, quatro empresários de Tampa (Flórida, EUA), decidiram criar um restaurante que fugisse dos padrões da época. Naqueles tempos, o filme Crocodilo Dundee era um grande nome dos cinemas americanos. O longa mostrava belas paisagens da Austrália, além de um protagonista carismático, o que acabou fazendo com que a cultura australiana ficasse em alta na América do Norte. Com todo o envolvimento em torno da temática, surgiu a ideia de um restaurante especializado em carnes, com inspiração no país do canguru. Escolheram o nome Outback, pois é a forma como os australianos se referem ao árido interior de seu país, e apostaram em uma decoração rústica que se inspirava nas casas de campo interioranas da Austrália na década de 1950, optando pela iluminação levemente alaranjada, que remetia ao pôr-do-sol.

No Brasil há 26 anos

No Brasil, o Outback Steakhouse chegou há 26 anos, com modelo de negócio que trabalha apenas com sócios-proprietários e não com franquias. A primeira unidade por aqui foi inaugurada no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, em 1997, no mesmo modelo de restaurante dos Estados Unidos. Atualmente, já são 150 restaurantes da marca pelo país, presente em 19 estados no Brasil e espalhados por 59 cidades.

Mesmo já com mais de ¼ de século no país, a marca é muito conhecida pela inovação e isso faz com que o cliente retorne constantemente aos restaurantes para conhecer as novidades temas principalmente pelo grande vínculo emocional com a marca e os momentos de celebração. No quesito inovação, além de ter implementado a paixão pelo pão australiano – servido como hospitalidade na chegada de cada cliente ao restaurante -, pelo chopp na caneca congelada, pela Ribs com molho Barbecue, pela Bloomin Onion, a famosa cebola gigante e dourada, a marca tem se mantido bastante disruptiva, ano após ano.

O Outback foi, por exemplo, o primeiro restaurante de casual dining a lançar um ovo de Páscoa inspirado em uma de suas sobremesas, o Thunder, e foi um verdadeiro sucesso. Em 2017, houve uma ação em que o cliente precisava encontrar uma colher dourada na sobremesa e se ele a encontrasse, levava um ovo exclusivo de Páscoa – que não estava disponível para venda – para casa. No ano seguinte, em 2018, foi lançado o ovo para a venda nos restaurantes – um produto totalmente artesanal.

Panetone brownie

No final de 2018 o Outback inovou mais uma vez ao lançar o Panetone com base no característico brownie, que recebeu o nome Thunderttone com 800 gramas. A iguaria combinou dois universos incríveis: panetone com gotas de chocolate, recheado de ganache de chocolate meio amargo, finalizado com cobertura de chocolate e granulado belga, e uma base do brownie com nozes pecãs da sobremesa Chocolate Thunder From Down Under, um dos sucessos da casa e que serviu de referência para essa delícia.

Nessa mesma onda, já foi lançada uma cerveja própria do Outback em parceria com a Colorado e, recentemente, um rótulo de vinho próprio vindo diretamente da Austrália. Além disso, para todas as datas comemorativas do ano, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças, cria-se um presente especial para os clientes, para todos aqueles que resolvem comemorar com a marca essas datas tão simbólicas e que já são bastante tradicionais aqui no Brasil. O Dia dos Namorados é, por exemplo, a data em que tradicionalmente ocorre o maior pico de vendas do ano e na qual os clientes escolhem o Outback porque têm segurança de que o restaurante oferece a melhor experiência naquela data e que é tão simbólica para os brasileiros.

Ainda em inovação, sempre houve processos de criação de novos produtos sazonais e, a marca é também conhecida por repaginar clássicos de forma inusitada, irreverente e cheia de Bold Flavour. Em 2018 criou o Big Five Boomerang, que une todos os ícones da marca em uma apresentação diferentona, um bumerangue de madeira, o que foi um super sucesso de imediato. Em 2019, uma nova versão de um super clássico da marca, a tradicional Ribs On The Barbie, um dos pratos mais pedidos no Outback, ganhou uma versão desossada e crocante, empanada em farinha panko, recheada de queijo e coberta com um creme de mix de queijos, molho ranch e bacon – a agora já conhecida Royal Cheese Ribs.

Festivais de burgers

O mesmo aconteceu com os Festivais, como o de burgers, com os sanduíches nas mais diferentes versões; no de fries, com uma variação de cobertura para as fritas, e no de ribs, com diferentes produtos acompanhando a já conhecida costela. Também, não se pode deixar de mencionar o Fondue Outback. A cultura de se deliciar com esse prato no Brasil, durante o inverno, é super icônica e a marca lançou uma versão ‘outbackzada’, com a cara de Outback.

No quesito tecnologia, merece destaque o pioneirismo da marca anos atrás no país, ao se preocupar em oferecer uma ótima experiência ao cliente durante a espera por uma mesa e apresentou ao Brasil a espera com o pager eletrônico, que permitia ao consumidor passear no shopping até que o utensílio vibrasse e indicasse que a vez chegou. De lá para cá, o sistema evoluiu e, desde 2021, o pager deu lugar ao sistema de ´Espera Remota´, por meio do qual o cliente pode, através das redes sociais e do Google, já entrar na fila da unidade escolhida, antes mesmo de sair de casa. Também é possível acompanhar em tempo real o andamento da espera, assim como consultar o cardápio e já escolher os itens que deseja pedir ao chegar no restaurante.

Ainda no campo da inovação, destaque para a participação da marca na CCXP Worlds 2021. O Outback Steakhouse foi o primeiro restaurante oficial do evento e promoveu ativações especiais no servidor brasileiro para PC de role-playing Cidade Alta. Os usuários do servidor puderam cumprir a tarefa de salvar o restaurante Outback das “forças do mal”.

Burgers épicos

Durante o evento, foram lançados dois burgers épicos na ´vida real´.  Seja através de produtos e serviços reais ou virtuais, a marca quer criar iniciativas que reforcem sua capacidade de transformar o comum em momentos memoráveis.  Cada vez mais presente no mundo virtual, é possível levar a experiência Outback ao metaverso, interagindo com público Geek e Gamer, jovem, inovador e disruptivo.  Em 2022 a marca voltou a ser o restaurante oficial da CCXP (Comic Com Experience) com produtos exclusivos para a feira e ativações inéditas. Essa foi o terceiro ano do Outback no evento.

Com essas e tantas outras iniciativas, já conhecidas do público ou que ainda estejam por vir, o Outback Steakhouse demonstra que a inovação é um dos pilares mais relevantes de sua operação no Brasil e, há 26 anos, se mantém como uma das marcas mais relevantes no segmento. A marca não só compreende, como lidera em seu segmento a inovação enquanto contínua e essencial para atrair novos clientes e manter engajados aqueles que já são seus lovers e querem ser surpreendidos a cada temporada.

Seguindo a trilha da inovação, o Outback acaba de lançar seu novo produto inspirado nos festivais de música.  As novas atrações que exploram uma nova jornada de sabores pelo seu menu são:  um prato principal com a icônica Ribs em formato inusitado e inédito de coroa, com dois acompanhamentos; um burger de carne de 200 gramas, com uma explosão de sabor de Catupiry® Original empanado e um trio com as sobremesas famosas do Outback reunidas.

Sobre o Outback

O Outback Steakhouse possui 150 restaurantes no Brasil e está presente em 59 cidades, 19 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer.

Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie Grill.

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