Cerimônia liderada pela presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, contou com pronunciamentos ao vivo do secretário-geral da OMT e do prefeito da capital baiana, ACM Neto (Foto/Divulgação)

 

A presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, abriu oficialmente neste domingo, 27, a plataforma virtual que pelos próximos seis dias hospedará o ABAV Collab, evento que a entidade idealizou este ano como alternativa à ABAV Expo, o tradicional grande encontro do trade brasileiro e maior vitrine de produtos e serviços turísticos para o mercado profissional.

As primeiras considerações foram dirigidas aos agentes de viagens, categoria a que diz ter orgulho pertencer, e aos quais rende sua homenagem pelo papel heróico frente  à crise motiva pela Covid-19. “Mesmo diante de toda a incerteza, medo e insegurança do início da pandemia, o agente de viagens não recuou perante o compromisso com seus clientes. A percepção hoje volta a ser real: nosso valor não tem preço”, ressaltou.

A palavra orgulho seguiram-se outras sete eleitas pela dirigente para resumir o sentimento que melhor define o setor mais afetado nesta que já se configura como a maior crise econômica mundial: união, coragem, memória, empatia, resiliência, gratidão e esperança, em especial, de que este Dia Mundial do Turismo representasse um marco de transformação  do setor em uma indústria mais justa e inclusiva.

Ano passado o Blog do Ned, por meio de seu titular, esteve presente na Abav Expo, em São Paulo. Na foto, o blogueiro com a presidente nacional da Abav, Magda Nassar, e os representantes da Abav Maranhão, Guilherme Marques (ex-presidente) e Jansen Santos (presidente atual)

 

A data foi celebrada em uma série de depoimentos de líderes de entidades e empresários que se seguiram, com destaque para entrada ao vivo de Madri do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. O líder do turismo mundial apontou o setor brasileiro como exemplo nas ações de enfrentamento da crise, e anunciou que em 2021 vai retomar projetos traçados conjuntamente com o Ministério do Turismo, entre os quais a abertura no país de uma representação da OMT.

Outro pronunciamento ao vivo da cerimônia organizada a partir de Salvador  foi do prefeito ACM Neto, que ressaltou o compromisso da cidade na retomada do turismo como um destino seguro, comprometido com a saúde pública e com competitividade para atrair visitantes o ano todo e não apenas no verão. O apelo foi reforçado pelo secretário municipal, Pablo Barrozo, e o estadual, Fausto Franco, que participou representando o governador Rui Costa.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, encerrou os pronunciamentos decretando o momento como propício para a retomada da atividade, e que a união do trade e o apoio do governo como fundamentais na fase crítica, quando as ações focaram manutenção de postos de trabalho, na defesa do consumidor e na liberação de linhas de crédito especiais para o setor.

Com o mesmo caráter híbrido que marcará outras ações do ABAV Collab ao longo desta semana, a cerimônia teve o momento presencial no Centro de Convenções de Salvador, com a participação do grupo Olodum.

Para acompanhar a programação do ABAV Collab, que segue até esta sexta-feira, 2, é necessário  cadastro prévio na plataforma virtual.

Gostou? Compartilhe!
Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar