Música como estratégia para divertir e educar

Nedilson Machado

O trio de personagens Helozinha (Helô Santana), Vovó Beth (Elizabeth Rodrigues) e Tio João (João Soeiro), que levam através da música, conceitos de educação para crianças.

A música sempre esteve presente na vida da educadora Elizabeth Rodrigues, que entre outros feitos na área musical, produziu os históricos festivais de música do Colégio Dom Bosco, os quais revelaram grandes músicos e intérpretes como Marco e Henrique Duailibe, Alberto Trabulsi entre outros.

Além de ter sido a vencedora como compositora do X Festival de Música Carnavalesca da TV Mirante com a músicão “Presente de Chinês”.

Agora, inspirada diretamente pelos netos, Elizabeth Rodrigues parte para um novo desafio musical-pedagógico, que propõe utilizar a música como ferramenta estratégica para ampliar o horizonte e melhorar a qualidade da Educação Infantil no Maranhão e no Brasil.

Como compositora infantil, ela visa incentivar a música, o desenvolvimento da linguagem, além de consolidar a identidade pessoal, social e cultural das crianças; tudo isso de forma leve e lúdica.

Através da parceria com os músicos Helô Santana e João Soeiro (Grupo Esquindolelê), surgiu o show musical “Esquindolelê canta Vovó Beth”, que aborda música, dança, artes cênicas e artes plásticas, com composição e direção de Elizabeth Rodrigues, que assume a personagem Vovó Beth.

O espetáculo utiliza também fantoches para interagir com o público mirim.

Os primeiros shows do projeto acontecem dos dias 24, 25 e 26 deste mês no Teatro Maria Izabel Rodrigues, sendo o último dia inteiramente beneficente e voltado para as crianças da zona rural Pindoba, que integram um projeto social mantido pelo Dom Bosco e Elizabeth Rodrigues há 12 anos.

Entre os temas das canções de autoria da Vovó Beth estão: A valorização da sustentabilidade, da natureza e dos animais, família e valores éticos e morais; boas maneiras; a valorização da maranhensidade; o alfabeto e as cores; noções de matemática, entre outros. Bom demais.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.