A secretária de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Lília Raquel Souza, fala sobre os resultados alcançados (Foto/Divulgação)
O Maranhão fechou o último mês de junho com 6.626 empregos formais criados, alcançando o sexto resultado positivo consecutivo no ano, conforme balanço do Ministério do Trabalho e Previdência, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
A pesquisa aponta ainda que o estado teve a segunda maior variação positiva do Nordeste, chegando a 1,23%. Todos os grupamentos de atividade econômica, também segundo o levantamento, apresentaram resultado positivo em junho, com destaque para os serviços (+2.708 vagas) e construção (+1.502).
O setor da agropecuária, por exemplo, teve mais 1.314 novas vagas, seguido pelo comércio com 791 e a indústria com 311, totalizando, assim, 6.626 admissões líquidas em junho de 2022. O estado acumula saldo de 20.895 postos de trabalho no primeiro semestre, sendo a segunda maior alta proporcional da região Nordeste (3,98%).
A secretária de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Lília Raquel Souza, falou sobre os resultados alcançados. “Esse resultado se deve ao compromisso do Governo do Estado do Maranhão em fazer novos investimentos, sobretudo, na área da infraestrutura. Prova disto, foi o aumento na criação de postos de trabalho no setor da construção civil”, pontuou a secretária.
Pandemia
A Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) criou, como forma de amenizar o impacto do período de pandemia na economia das famílias maranhenses, importantes programas sociais que geram oportunidade de emprego e renda para a juventude maranhense, a exemplo do Programa Trabalho Jovem.
“Foram mais de 1500 jovens inseridos no mercado de trabalho com carteira assinada durante os anos de 2021/2022. Esse programa foi criado durante o período crítico de pandemia para além de colocar jovens no mercado de trabalho, evitar o fechamento de centenas de empresas”, contou Lília Raquel.
Outra importante iniciativa que garantiu os bons números, foi a Setres, por meio das agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE), manter forte relação com as empresas, atuando na captação de novas vagas de trabalho e, também, na execução de cursos de capacitação e qualificação profissional.
“Nosso objetivo é proporcionar aos trabalhadores cadastrados no SINE e àqueles que buscam capacitação profissional, acesso a uma oportunidade de trabalho. Esse tem sido o compromisso do Governo do Maranhão, investir e continuar avançando na geração de trabalho para todos os cidadãos do nosso Estado”, concluiu a secretária.




