O Carnaval chegou e com ele, O Samba Como Casa Como Condição. Esse é o tema do sétimo volume do projeto Canção em Canção, do Mestre Josias Sobrinho, que terá lançamento no dia 23 de janeiro, terça-feira, em todas as plataformas digitais. O disco tem mixagem e masterização do Maestro Zé Américo Bastos. Nele, Josias Sobrinho estará ao lado do filho, o músico Cassiano Sobrinho, recebendo também as participações especiais de Ruan Cruz e Jhoie Araújo.
Dentro da pujante alquimia de ritmos que permeia a folia momesca no Maranhão, nas brincadeiras de rua tanto na capital quanto nos demais municípios, grupos de batucada original, tribos de índios, tambor de crioula, blocos tradicionais e escolas de samba, as inspirações são exercícios do universo criativo do Mestre Josias Sobrinho que resultam em composições desse samba genuíno reunidas nesta obra.
São dez faixas: Sururu com Goiabada, Minha Menina, Em Segredo Pra Maturação, Laurinha, A Floresta dos Homens, Deixa o Passado Passar, Benício Chegou, De Prima, Mistérios do Mar e É bem aí.
Para pré-save do Vol 7 – O Samba Como Casa Como Condição, o link é https://onerpm.link/505262652493
Josias Sobrinho
Josias Sobrinho é tema do Carnaval 2024 através do enredo da Escola Turma do Quinto. Considerado um dos mais importantes compositores de sua geração, Josias Sobrinho tem uma obra bastante representativa do período que compreende os anos setenta do século passado até a atualidade.
Josias Sobrinho é cantor, compositor, produtor cultural, poeta e dramaturgo, formado em Música pela Universidade Estadual do Maranhão. Recentemente, ao lado da diva Alcione, Josias Sobrinho foi homenageado durante a edição do Prêmio Papete, na Festa da Música do Maranhão 2023.
Cassiano Sobrinho
Músico prático, baterista, percussionista, cantor, arranjador, produtor musical e DJ. Natural de São Luís do Maranhão, começou muito cedo, aos 7 anos, já nos palcos fazendo shows com o seu pai, Josias Sobrinho tocando ritmos locais na percussão. Estudou na Escola de Música do Estado do Maranhão e fez parte de grandes bandas locais como Futuro do Samba, Gargamel e foi um dos fundadores do Grupo Argumento, onde passou mais de 7 anos e dirigiu, arranjou, gravou bateria, percussão e vocais em dois CDs, e também gravou o primeiro DVD da banda feito no Companhia dos Técnicos, no RJ. Já acompanhou artistas como o Ronald Pinheiro, Josias Sobrinho, Madrelenu’s, Grupo Espinha de Bacalhau, Nobre Simplicidade, Feijoada Completa, Dinho Dias, Pagode do Ivan e já gravou vários CDs como o de Serrinha & Cia, Marcados, Lena Machado, entre outros. É atualmente um dos integrantes do duo CDC, ao lado de Dinho Dias, originalmente um trio, composto também por Carlindo Filho. Foi baterista, percussionista e diretor musical do Festival Sintsep de Música em 2016 e 2017, baterista e back vocal do festival “Mostra teu Samba” em 2018. Um amante da cultura e folclore do Maranhão, e conhecedor de seus diversos ritmos.
Canção em Canção
O projeto “Canção em Canção” é uma realização da Associação Cultural da Música Maranhão, via Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Maranhão, com patrocínio da Potiguar.
O alcance do projeto é extraordinário. Os discos já foram adicionados em mais de 500 playlists. Os números saltam em 65 mil streamings, com 15 mil ouvintes espalhados em mais de 78 países, com acessos na maioria no Brasil, Portugal, EUA, Argentina e Espanha.
São previstos dez volumes com registro de músicas inéditas, autorais e parcerias. Cada um deles possui dez faixas. Todo o material é lançado nas plataformas digitais, e fica disponível também na rádio Josias Sobrinho MPM Web Rádio (mpmwebradio.com) e no canal YouTube Josias Sobrinho_Oficial.