A presidente da JA Maranhão, Jaqueline Moucherek, destaca a importância da organização ao longo desses 18 anos (Fotos/Divulgação)

Programa Atitude pelo Planeta desenvolvido pela JA Maranhão com alunos de escola particular de São Luís

Programa Atitude pelo Planeta desenvolvido pela JA Maranhão com alunos de escola particular de São Luís
A Associação Junior Achievement Maranhão – Organização Não-Governamental que busca estimular o empreendedorismo entre jovens por meio de ações em escolas públicas e privadas – deu início à programação alusiva aos 18 anos da entidade no Maranhão.
A primeira atividade comemorativa da data foi uma live com ex-integrantes do projeto, para compartilhar experiências, desafios e perspectivas sob a ótica de quem aprendeu a importância da educação financeira desde a adolescência realizada na última quinta-feira (21). O ponto alto das comemorações será o evento marcado para o dia 16 de agosto em que serão prestadas homenagens aos apoiadores da JA no estado.
A live empreendedora foi ao ar no perfil da JA no Instagram (@ja_maranhao) e foi mediada pelo diretor do Fórum Internacional de Empreendedorismo Jovem no Brasil (FINDINEXA) Isaque Mota, e contou com a participação dos ex-integrantes da JA Maranhão: Marcelo Serra, Valéria Mendes e Barbara Cesar.
O administrador e empresário Marcelo Serra foi gestor da JAMA em 2004 e desde então, participou diversas vezes da diretoria da Associação. Dentre os eventos de empreendedorismo e participação nas ações, ele destaca que participar do projeto contribuiu para o seu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional.
“Quando olho para as vivências que a JA me proporcionou, o ensinamento que me marcou é a necessidade de não só ter um propósito, mas viabilizar maneiras para que esse propósito, esse sonho, se torne realidade. Isso faz a diferença”, disse.
Além de enfrentar a timidez, o trabalho desenvolvido junto a ONG foi essencial para a engenheira Barbara Cesar estimular suas habilidades pessoais. Durante o ensino médio, ela participou e venceu o programa Mini-Empresa – projeto que incentivava alunos do ensino médio a construírem empresas fictícias com a estruturação de uma empresa real, inclusive com venda de produtos, registro de valores e outras obrigações.
“Meus pais já tinham um comércio, então eu sempre tive muito essa vivência com o empreendedorismo. Eu gostava de vender. Então consegui um cargo de gestão na JA, fui diretora de projetos e aprendi muitas coisas importantes que levo comigo até hoje. Aprendi por exemplo que, se eu não perguntar, eu não vou saber daquilo que preciso, e que eu não posso deixar que a timidez tome conta de mim”, reiterou.
A administradora Valéria Mendes foi diretora financeira do Nexa (Núcleo de Ex-achievers do Maranhão). Logo nas primeiras seleções, ela percebeu a diferença que fazia integrar a equipe da ONG: o voluntariado foi destaque em seu currículo.
A partir das atividades desenvolvidas, ela aprendeu a criar networking, organizar eventos e sobre a importância do empreendedorismo na prática.
“Empreender não é posse, é postura. Quando entendi isso, tudo foi diferente. Eu achava que ser empreendedor era ter um CNPJ, ter uma empresa no seu nome. Mas mesmo sendo voluntária, eu vi como funcionava o ato de empreender na vida real. Meu empreendedorismo é independente da posse, independente daquilo que tenho”, finalizou.
De acordo com a presidente da JA Maranhão, Jaqueline Moucherek, o trabalho da entidade envolve voluntários, alunos, escolas, empresas privadas e públicas, preparando o jovem como futuro empreendedor, com uma preparação para o mercado de trabalho e uma boa orientação sobre educação financeira.
“Atuamos há 18 anos na construção de uma cultura de educação empreendedora no Maranhão. Essa é uma das maiores organizações incentivadoras de jovens no Mundo. Dar continuidade a este trabalho têm sido gratificante, porém desafiante”, destacou.



