A médica Ana Caroline Fonseca Alves destaca a importância da relação com o paciente (Foto/Divulgação)

 

Uma boa relação médico-paciente é fundamental para um melhor enfrentamento do câncer. É o que afirma a médica Ana Caroline Fonseca Alves, do corpo Clínico da Oncoradium São Luís, Rede Onco, neste dia 9 de julho data em que se comemora o Dia do Oncologista.

Para ela, um vínculo forte, afinidade e confiança no oncologista, se traduzem em maior sucesso e leveza no tratamento. Por essa razão, um dos pilares da Rede Onco é oferecer, nos estados em que atua, um tratamento humanizado para os pacientes que buscam uma de suas clinicas. Em São Luís, a unidade da rede funciona no hospital Centro Médico, no Monte Castelo.

“O paciente tem mais abertura e segurança em partilhar suas angústias, anseios, sintomas ou efeitos adversos que são decisivos na escolha de melhores estratégias de combate à doença”, reforça a médica. Na opinião de Ana Caroline Alves, a oncologia requer profissionais que tenham empatia e sensibilidade durante todo o cuidado com seu paciente e com os familiares, deixando-os seguros, confortáveis e motivados.

Outro aspecto que a médica destaca – na data em que se comemora o Dia do Oncologista – é que ainda existe um tabu muito grande em relação à doença, embora o acesso à informação de qualidade e maior divulgação de conhecimento sobre o câncer tenham aumentado nos últimos anos. “Muitas vezes o diagnóstico do câncer é encarado como uma sentença de morte e as pessoas podem deixar de procurar um médico com receio de confirmar a doença”, alerta. No entanto, esse comportamento, de acordo com a especialista, pode levar a diagnósticos tardios, o que impacta diretamente nas chances de cura do paciente.

Para a médica, a data é também uma oportunidade para desmistificar o câncer e enfatizar que, se diagnosticado precocemente, é uma doença muito curável. “Além disso, os tratamentos vêm melhorando significativamente ao longo dos anos, sendo mais personalizados, mais eficazes e bem menos tóxicos”, assegura.

O que faz um oncologista

O oncologista é o médico clínico especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Por ser uma doença complexa e multifacetada, necessita do envolvimento de uma equipe multidisciplinar, composta por vários profissionais qualificados nos seus cuidados.

Cabe ao médico oncologista, coordenar a abordagem geral a esses pacientes, além de prescrever tratamentos sistêmicos como quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, imunobiológicos e terapia alvo. É importante que esse profissional tenha grande capacitação técnica e comportamental, com necessidade de atualizações contínuas e muita empatia.

Sobre a Rede ONCO

Criada em 2010 por médicos oncologistas, a Rede ONCO surgiu para atender a grande demanda de pacientes do sul do Maranhão, sul e sudeste do Pará e norte do Tocantins (o chamado Bico do Papagaio). Desde sua fundação com o complexo de Imperatriz, o centro de prevenção e tratamento do câncer conta com infraestrutura de atendimento completa, tecnologia de ponta, profissionais altamente capacitados e atendimento ao paciente de forma humanizada, com muito respeito, transparência e total acolhimento. Hoje, é uma rede com várias unidades de atendimento nas regiões Norte e Nordeste e que tem planos de crescer ainda mais.

Gostou? Compartilhe!
Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar