Uma das mais belas de São Luís, a praça Benedito Leite fica situada no centro histórico (fotos arquivos)

 

Lembram da peça de bronze em forma de livro com informações relacionadas ao ex-governador do Maranhão, Benedito Leite e que foi roubada do seu monumento em junho de 2017, no Centro Histórico? Pois bem. Depois de muito alarde e campanha da ala cultural da cidade, comandada pelo artista Uimar Junior, agora ela está em recuperação pelo Iphan-MA, depois de passar pela Guarda Municipal e, posteriormente, pela Polícia Militar do Maranhão.

O artista Uimar Junior em defesa do patrimônio cultural

A pedido do superintendente do Iphan-MA, Maurício Itapary, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, autorizou que a peça fosse restaurada para retornar ao pedestal da estátua.

Aproveitando a importante decisão para preservação da memória política e cultural do Maranhão, a Prefeitura Municipal de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), também solicitou o orçamento para restaurar toda a estátua de Benedito Leite, bem como colocar a grama e recuperar a iluminação daquela linda praça.

Segundo Maurício Itapary, a ideia é fazer o acompanhamento técnico destes serviços para que a estátua completa possa ser reinaugurada dia 4 de outubro, data do aniversário de nascimento de Benedito Leite, que foi governador do Maranhão, de 1º de março de 1906 a 25 de maio de 1908.

A placa de bronze estava fixada na parte inferior da base que sustenta a estátua e tem formato de um livro aberto, decorado com galhos e folhas ao seu fundo.
Gostou? Compartilhe!
Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar