Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas no comércio varejista brasileiro devem movimentar R$ 69,75 bilhões no Natal deste ano, um aumento real de 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado (Divulgação)
Quem estiver programando compras de Natal para este domingo, dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, pode ficar tranquilo. Segundo informa a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) o comércio lojista de São Luís tem autorização para funcionar neste feriado municipal.
O acordo firmado entre a Fecomércio-MA e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários) prevê que os estabelecimentos comerciais de ruas, avenidas, galerias e centros comerciais podem abrir as portas das 8h às 14h, e as lojas de shopping centers das 13h às 21h.
As empresas que desejarem abrir nesta data deverão pagar as horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal aos empregados, uma vez que o trabalho no feriado é considerado extraordinário. Além disso, deverá ser paga uma gratificação no valor de R$ 50,00 aos trabalhadores convocados na data, ao final do dia.
As regras acima não se aplicam aos supermercados e farmácias, cujas atividades são consideradas essenciais. Aos empresários dos segmentos não compreendidos pela base sindical da Fecomércio-MA, a orientação para a possível abertura ou não dos seus estabelecimentos deve ser buscada junto ao sindicato patronal de cada categoria.