Os cursos fazem parte do programa de qualificação profissional da Caravana Mais Turismo, desenvolvido pela Setur (Foto/Divulgação)

 

Desta segunda-feira, 14, a sexta-feira, 18, a Secretaria Estadual do Turismo (Setur) realizará cursos de qualificação profissional e uma série de serviços para o fomento do turismo no município de Humberto de Campos, na região dos Lençóis Maranhenses. Os cursos fazem parte do programa de qualificação profissional da Caravana Mais Turismo, desenvolvido pela Setur.

Serão ofertadas as capacitações “Qualidade no Atendimento” e “Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes”, com carga horária de 4 horas, e “Boas Práticas para Manipulação de Alimentos” e “Condutores de Passeio em Ambientes Naturais”, com carga horária de 8h. Na quinta, 17,  e sexta-feira, 18, o Povoado Santa Clara receberá a equipe da Setur, que realizará o curso de “Condução de Passeios em Ambientes Naturais”.

Renovação do Cadastur

Os técnicos da Setur vão percorrer povoados oferecendo atendimentos para adesão e renovação no Cadastur, cursos de qualificação profissional, Blitz do Turismo, com entrega de materiais informativos contra a exploração de crianças e adolescentes em pousadas, agências e comércio em geral, e atendimentos para o cadastro de artesãos da região.

O artesão interessado em se cadastrar ou recadastrar para obter a carteira nacional de artesão deverá se dirigir à sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Humberto de Campos, portando a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, sendo preciso apresentar três peças prontas (de cada matéria prima/técnica que você utiliza) e uma peça inacabada para demonstração da habilidade técnica.

Ao se regularizar, o artesão poderá ter acesso a feiras de artesanato nacionais e internacionais; oficinas e cursos de artesanato ofertados pela Setur e pelo Programa de Artesanato Brasileiro – PAB; emissão de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica – NFA, e linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais.

O ciclo termina na sexta-feira, 18, onde acontecerá a visita dos técnicos da Superintendência de Turismo do Polo Lençóis e Delta da Setur em pontos de interesse turístico (Periá, Quebra Anzol, Frexeiras, Rampa).

Programa Artesanato no Maranhão

Criado pelo Governo do Estado, o programa tem a finalidade de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato maranhense de forma integrada ao turismo, visando a melhoria das condições de vida do artesão e preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado.

O programa estadual é vinculado ao nacional PAB, que faz a gestão do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). (Fonte/Secom/Governo do Estado)

Gostou? Compartilhe!
Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar