O empresário Valdez Maranhão, no Buteco do Maranhão (BH), com os amigos e clientes habituais Elisangela Salomon e o CEO do Grupo Empresarial Multimarcas, Fabiano Cazeca (Foto/Instagram)
O Blog do Ned recebe a boa notícia que o amigo, empresário do ramo de entretenimento e fotógrafo Valdez Maranhão, residente há mais de 30 anos em Belo Horizonte (MG), vai participar do Botecar 2024, de 24 de setembro a 26 de outubro, na capital mineira. O festival celebra a rica cultura dos botecos locais, unindo gastronomia, música e arte em um evento imperdível e promete transformar a cidade em uma grande mesa de bar, onde sabores autênticos e experiências inesquecíveis se encontram.
Valdez Maranhão, em nome do bar e restaurante “Buteco do Maranhão”, concorre com o prato “Arrumação: joelho de porco com batatinhas de acompanhamento”, em homenagem ao artista mineiro Saulo Laranjeira, humorista, ator, apresentador, cantor, narrador e compositor.
Lembrando que o Botecar 2024 traz uma fusão única de gastronomia e música com o tema “Sabores Musicais”. Portanto, os 40 botecos participantes vão apresentar pratos inspirados em estilos musicais. Com ingredientes tradicionais como vários cortes de porco, boi, peixe, etc, os pratos, com preços que variam entre R$ 30,00 a R$ 44,90, serão criados para proporcionar uma experiência sensorial que vai além do paladar, evocando as emoções e a atmosfera dos ritmos que embalam Minas Gerais.
O nome de batizo do prato do Buteco do Maranhão: “Arrumação”, faz referência ao programa televisivo “Arrumação”, idealizado e apresentado pelo artista Saulo Laranjeira desde 1987, para divulgar o trabalho de artistas da autêntica cultura brasileira (músicos, cantores, poetas e contadores de causos), entremeado com apresentação de causos e personagens humorísticos interpretados pelo próprio Saulo.
Mais sobre o Botecar 2024
“Botecar é muito mais que ir em um festival. É a arte de comer, viver e compartilhar momentos que só se vivem numa mesa de bar,” destaca Antônio Lúcio Martins, organizador do festival. Antônio Lúcio destaca que, ao participar do festival, os bares ajudam a divulgar e valorizar receitas típicas e criações que são parte essencial da cultura gastronômica de Minas Gerais. “O Botecar é um ponto de encontro que une pessoas de diferentes idades em torno da comida e da cultura. O festival promove a conexão entre gerações, permitindo que os mais jovens conheçam as tradições e os mais velhos celebrem a inovação. Fico muito feliz ao ver famílias inteiras visitando os botecos participantes.”
Desde sua primeira edição em 2014, o Botecar evoluiu de um festival focado na cultura dos botecos para uma celebração multifacetada da rica tradição mineira. Este ano, o evento traz uma inovação: cada prato será inspirado em um estilo musical específico, combinando sabores e ingredientes que evocam a atmosfera e as emoções desse estilo.