A Feira dos Quintais Criativos é uma iniciativa do IESTI por meio do Programa Patrimônio em Rede e o projeto Guardiões da Memória (Foto/Divulgação)
Receitas, saberes e memórias afetivas de um jeito bem saboroso reunidos em um único lugar. No dia 25 de outubro, São Luís terá uma experiência gastronômica única: a Feira dos Quintais Criativos, das 12h às 17h, na sede do Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (IESTI), na Rua da Palma, 322, Centro Histórico de São Luís.
A Feira dos Quintais Criativos é uma iniciativa do IESTI por meio do Programa Patrimônio em Rede e o projeto Guardiões da Memória, com o objetivo de fortalecer o Turismo de Base Comunitária (TBC) na capital maranhense.
Quem for à feira encontrará comidas variadas, incluindo pratos veganos, preparados por seis empreendimentos, além de atrações culturais e música com o DJ Pedro Dreadlock. “Esta Feira é resultado de um trabalho inovador, que enxerga nos quintais gastronômicos espalhados por diferentes bairros de São Luís verdadeiros tesouros culturais e turísticos”, explica a secretária executiva do IESTI Cátia de Oliveira.
O “Quintais Criativos – territórios de afeto” surge como uma iniciativa integrada ao Programa Patrimônio em Rede e os Guardiões da Memória do IESTI, com o objetivo de desenvolver um roteiro de Turismo de Base Comunitária (TBC) em São Luís, transformando quintais gastronômicos localizados em diversas zonas da cidade e liderados, principalmente por mulheres, em pontos estratégicos de experiência turística.
O projeto estabeleceu parcerias com instituições públicas e privadas, para oferecer uma Trilha de Conhecimentos, com treinamentos em gestão financeira, marketing digital, qualidade no atendimento ao turista, vigilância sanitária, boas práticas de manipulação de alimentos e educação patrimonial. São parceiros do projeto a Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Agência de Desenvolvimento Econômico e Social – AMDES, Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Inovação e Sustentabilidade – SEMISPE; o SENAC e o SEBRAE.
A Trilha contribuiu para o desenvolvimento de habilidades técnicas e gerenciais, preparando os empreendedores para oferecer serviços de alta qualidade e melhoria da experiência dos clientes/visitantes. Conheça os Quintais Criativos que estarão na feira gastronômica no Centro Histórico.




