César Nascimento lança sua nova música,  ‘IA IA’, inspirada na Inteligência Artificial

Nedilson Machado
A música IA IA, de César Nascimento, estará em breve em todas as plataformas digitais (Foto/Divulgação)

 

Em tempos em que a Inteligência Artificial (IA), está em todos os lugares e conversas, o cantor e compositor César Nascimento lança sua nova música,  ‘IA IA’, inspirada na IA, trazendo, de forma leve e lúdica, uma reflexão sobre o que poderá vir a ser a relação do ser humano com esta novidade tecnológica.

Com produção musical e arranjos do próprio César,  ‘IA IA’ tem como base o ritmo maranhense Lelê, da cidade de São Simão (MA). “Encomendei, com o percussionista e artesão Zé Pretinho, direto do Maranhão, o tambor ‘marcação de mão’, típico desta manifestação artística, para se juntar a outros instrumentos utilizados nas gravações de IA IA, com a intenção de torná-la o mais orgânica e natural possível. A música tem também participações especialíssimas nos vocais de Renata Gaspar, Ícaro Gaspar  e Gabriela Nascimento”, diz César.

A concepção artística e de imagens de referência são do artista visual Vital Barbosa e a direção de roteiro, vídeo e animação (IA + Edição) são de Damasio Neto com produção da Midivx – Comunicação e Tecnologia.

A música IA IA, de César Nascimento, estará em breve em todas as plataformas digitais.

César Nascimento, cantor, músico e compositor brasileiro, conhecido por sua forte ligação com a cultura do Maranhão. Nascido no Piauí, ele foi criado em Caxias (MA) e se considera maranhense de alma e música.

Contribuições para a cultura maranhense:

É autor de canções como “Ilha Magnética”, considerada um hino popular de São Luís e eleita como “Bem Cultural do Estado do Maranhão”. Entre outras composições suas, se incluem “O Radinho”, “Maguinha do Sá Viana” ( em parceria com Alê Muniz), “Serenin” (em parceria com Vicente Telles), “Janela Aberta” e “Reggae Sanfonado”.

Com 15 álbuns gravados, César Nascimento é conhecido por sua pesquisa e difusão de ritmos tradicionais do Maranhão, como o Tambor de Crioula. Ele ministra oficinas sobre esses ritmos, como a “Crivador, matraca e pandeirão – uma viagem pelos ritmos do Maranhão”.

Já foi homenageado com um boneco gigante no Carnaval de Olinda (PE) e também pelo Projeto Ilha Sinfônica, quando lançou a sua Valsa Ludovicense.

César Nascimento tem uma longa e profícua carreira na música, com reconhecimento por sua contribuição à cultura brasileira e sua música é influenciada por diversos gêneros, incluindo ritmos regionais do Maranhão, reggae e outros estilos. Atualmente,  César está em estúdio gravando um novo álbum, a ser lançado em 2026.

IA IA

(César Nascimento)

Ficha técnica do áudio

  • Produção geral, arranjos e canto: César Nascimento
  • Vocais: Renata Gaspar, Ícaro Gaspar e Gabriela Nascimento.
  • Gravado, mixado e masterizado no Estúdio Chalezinho Amarelo, em Petrópolis (RJ).

Ficha Técnica do Videoclipe

  • Concepção Artística e Imagens de Referência: Vital Barbosa (artista visual)
  • Direção de Roteiro, Vídeo e Animação (IA + Edição): Damasio Neto
  • Produção: Midivx – Comunicação e Tecnologia

Compartilhe este artigo