A escritora, poeta e prosadora, Maria Vitória Bouças, lança nesta sexta, dia 11, às 19h, na Livraria AMEI, no São Luís Shopping, o livro YARIN (Foto/Divulgação)
Um convite a preservação de memórias, inclusive as familiares. É o que propõe o livro YARIN da escritora, poeta e prosadora, Maria Vitória Bouças. Ela mergulha no significado do nome da personagem principal, aquela que tudo entende e carrega em si uma aura de luz, para contar os desafios e superações, por meio do amor, das avós, mães, filhas e netas dessa família. É uma narrativa terna e envolvente que conta a história das mulheres de uma família tradicional, de qualquer lugar do país, no início do século XX. A obra será lançada nesta sexta, dia 11 de abril, às 19h, na Livraria AMEI, no São Luís Shopping.
A ficção se confunde com a realidade e a autora apresenta uma história comum a muitas mulheres. O livro contempla a dor da separação, principalmente entre mães e seus filhos. Foi o que vivenciou a protagonista YARIN ao nascer, pela morte de sua mãe e mais tarde pela separação de seus irmãos. Um sofrimento vivenciado também por uma de suas filhas. “Eu sempre desejei contar para alguém o que sei sobre a vida da minha amada e inesquecível Yarin. Pensei em escrever sobre o que ela me confidenciou ao longo dos nossos muitos anos de conversas. Pensei que seria bom transcrever o que está anotado em antigas cadernetas desbotadas e que eu, indiscretamente, li. É aí que surge YARIN”, explicou a escritora.
YARIN é uma história de superação por meio do amor que envolve duas gerações. Maria Vitória Bouças em sua narrativa traz os sentimentos mais profundos de seus personagens, revelando suas complexidades emocionais com maestria. O sofrimento uniu ainda mais mãe e filha para superarem os obstáculos, tantos emocionais quanto de ordem financeira. Ao longo da narrativa é perceptível a rede de apoio, formada principalmente por mulheres, para enfrentar os desafios em uma época onde a agressão física dos homens em relação às mulheres não levava o agressor para a prisão e às mulheres não eram concedidos nenhum Direito sobre seus filhos. Amor e determinação conduziram YARIN e sua família por caminhos mais seguros.
“Tive que registrar e contar quem foi a mulher mais fabulosa, encantadora e perfeita que eu conheci em toda a minha vida, YARIN. E falar um pouco da Hortência que, a exemplo de sua mãe, conseguiu, pela fé, tudo o que desejava”, disse a autora de YARIN, Maria Vitória Bouças. Ela reafirma que “o amor descobre os seus próprios caminhos e sempre pede tempo para ser o que ele é. O amor é o único sentimento capaz de dominar qualquer tempestade, seja a ruidosa precipitação dos céus ou águas que se elevem de profundas abissais”, finalizou.