Voluntários da VLI reformam escola comunitária Ciranda da Educação em São Luís

Nedilson Machado
Ação faz parte do programa de voluntariado corporativo da companhia, que completa 12 anos em 2024 (Foto/Divulgação)

 

A escola comunitária Ciranda da Educação, localizada na rua do Chafariz, Sítio São Benedito, na Vila Maranhão, em São Luís, passou por uma reforma completa realizada por voluntários da VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais. A ação contou com a participação de 13 colaboradores da empresa e resultou em melhorias significativas na infraestrutura da unidade de ensino. Essa iniciativa faz parte do programa de voluntariado corporativo VLI Solidária, que em 2024 completa 12 anos.

Entre as atividades realizadas estiveram a manutenção de ventiladores, pintura interna e externa, reforma estrutural, troca de portas, capina ao redor da escola e decoração dos espaços internos. Antes do início dos trabalhos, foi realizada uma conversa sobre segurança e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), garantindo que todas as atividades fossem conduzidas com responsabilidade.

A escolha da escola Ciranda da Educação para a ação foi motivada por um contato anterior com o projeto, mediado pela Associação Comunitária da Área Itaqui Bacanga (ACIB) em 2022. Desde então, colaboradores da VLI vêm apoiando a escola com diversas iniciativas, como doações de roupas e alimentos.

Nylson Moraes do Carmo, subcoordenador da VLI Solidária QPM São Luís, explica que uma visita à Ciranda da Educação em abril deste ano revelou a necessidade de uma intervenção mais abrangente, o que levou à organização da reforma realizada neste mês. “O trabalho realizado certamente proporcionará um ambiente de aprendizagem mais agradável para as crianças da comunidade. Todos nós abraçamos o desafio com bastante empenho e dedicação, e o resultado foi um maravilhoso trabalho”, afirma.

Lauriene Silva Soares, líder da União de Moradores e uma das responsáveis pela escola comunitária, expressa sua satisfação. “Agradeço imensamente à equipe que compareceu ontem para realizar esse trabalho maravilhoso. No início da manhã de hoje, estive na associação e pude ver o resultado. Ficou realmente muito bonito. Tudo está bem pintado e organizado. Sou muito grata a todos”, declara.

Franklin Leite, operador de manobra da VLI e um dos voluntários, compartilha sua experiência: “Ver todo mundo reunido em prol de uma causa tão bacana e, depois, testemunhar o resultado foi extremamente gratificante. Saber que pessoas, incluindo crianças, vão utilizar aquele espaço reformado e que eu contribuí um pouco para isso é algo muito legal.”

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Compartilhe este artigo