Terminal bate recorde em julho de 2024, com 718,7 mil toneladas (Foto/Divulgação)
O Terminal Portuário São Luís (TPSL), operado pela VLI, companhia de soluções logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, atingiu um recorde histórico de movimentação de cargas em julho de 2024, com um total de 718,7 mil toneladas movimentadas. Esse volume superou em 4,35% o registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram movimentadas 687,4 mil toneladas. Esse é o maior volume já movimentado em um único mês pelo terminal desde o início das operações da VLI, em 2013. Vale destacar que o recorde de movimentação anual foi alcançado em 2023.
Localizado no Porto do Itaqui, o TPSL tem se consolidado como um ponto estratégico para a logística nacional, especialmente no escoamento de granéis como soja e milho. O diretor de operação do Corredor Norte da VLI, Ederson Almeida, afirma que o recorde atingido em julho resulta de um trabalho integrado entre as áreas comerciais, de planejamento e de operações, além do setor de segurança da companhia.
“Trabalhamos continuamente para aumentar o volume transportado para os nossos clientes, com foco também na segurança do nosso time e das nossas operações. Desta forma, buscamos manter a trajetória de crescimento da VLI no Corredor Norte, contribuindo com a economia da região e com a pauta de exportações brasileira, além do abastecimento interno de fertilizantes”, diz Almeida.
Dentro dos investimentos da VLI na região, está a aquisição de 168 vagões e três locomotivas, que já estão em operação, ampliando a capacidade de transporte de carga dos clientes da companhia.
Projetos de inovação
Um dos principais diferenciais da operação em julho foi a utilização de projetos inovadores como o Speed, que significa Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios. Esse sistema otimiza o planejamento de embarque e desembarque de navios, reduzindo o tempo necessário para essas operações. Antes, um plano de carga envolvendo sete porões exigia 18 trocas de compartimento. Com o Speed, esse número caiu para 12, o que acelerou significativamente o processo.
O gerente-geral de Portos e Terminais Norte da VLI, Douglas Marques, ressalta que, tradicionalmente, o plano de cargas dos navios era de responsabilidade exclusiva dos comandantes das embarcações. “Isso gerava limitações na nossa capacidade de otimização. Com o Speed, a VLI assumiu um papel protagonista, ao planejar embarques e desembarques de forma otimizada, o que não só reduz os custos operacionais, como também aumenta a produtividade na taxa de embarque, garantindo adesão ao volume realizado nos portos “, destaca Marques.
Destaque também para o novo Centro de Controle Operacional (CCO) do TPSL, inaugurado em abril deste ano. Ele é uma sala que integra o monitoramento de todas as operações do porto, equipada com tecnologia de ponta para supervisionar e controlar a movimentação de pessoas e máquinas, além de coordenar frentes de operações e manutenção. O CCO controla a inicialização de equipamentos, além de gerenciar fluxos de comunicação e toda a operação portuária.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por cinco anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.