Via Mundo expande atuação para o mercado de intercâmbio cultural em São Paulo

Nedilson Machado
São programas de intercâmbio cultural destinado a estudantes do ensino público que oportunizam a aprendizagem de novo idioma e a vivenciarem experiências em outros países (Fotos/Divulgação)

 

Diretor da Via Mundo: Antônio Bacelar Júnior

Referência em Intercâmbio cultural no Norte e Nordeste, a Via Mundo agora expande sua atuação para o Sudeste do país. Além de operacionalizar os programas Cidadão do Mundo e Iema no Mundo, no Maranhão, e o Recife no Mundo, na capital pernambucana, a agência maranhense integra o grupo de operadoras do Programa Prontos Pro Mundo, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

São programas de intercâmbio cultural destinado a estudantes do ensino público que oportunizam a aprendizagem de novo idioma e a vivenciarem experiências em outros países. “As experiências bem sucedidas com os programas Cidadão do Mundo e o Iema no Mundo no Maranhão nos possibilitaram expandir o nosso trabalho para além das terras maranhenses. O comprometimento, a criatividade e o profissionalismo resultaram na ampliação da Via Mundo, que este ano completa 25 anos de atuação no mercado de intercâmbio cultural”, afirma o diretor da agência, Antônio Bacelar Júnior.

O Programa Prontos pro Mundo, o primeiro intercâmbio internacional da rede estadual de São Paulo, vai ofertar 1000 vagas para estudantes com destinos previstos para: Austrália, Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda e Nova Zelândia. A Via Mundo, que participou do processo licitatório, ficou responsável pela operacionalização do intercâmbio de 200 estudantes para a Austrália. O embarque está previsto para janeiro do próximo ano.

Este ano, a via Mundo também participou do programa de intercâmbio da Prefeitura de Recife, voltado à estudantes do ensino público. A consultoria da Via Mundo também, em breve será firmada com o governo estadual de Pernambuco.

As parcerias público-privadas da Via Mundo com o Governo do Maranhão envolvem a operacionalização dos programas Cidadão do Mundo (Secretaria de Estado de e Ciência e Tecnologia) e IEMA no Mundo (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA-SEDUC), por meio dos quais já foram enviados 100 estudantes para intercâmbios em países como Inglaterra, França e Argentina.  No momento, é aguardada a edição de 2024 do Cidadão no Mundo.

Além dos programas de intercâmbio cultura, a Via Mundo também organiza, desde o ano passado, missões internacionais do governo estadual com foco na área de educação, já percorrendo Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra e Colômbia.

Compartilhe este artigo