Empregada Judylanne Teresa Chaves atua como operadora de instalação em São Luís (MA). (Foto/9Dstudio)
Com vagas preferenciais para mulheres, o programa fomenta a inclusão e capacita profissionais para importantes funções operacionais da empresa. No Maranhão, são cerca de 40 vagas. Remuneração chega a R$ 1.937,31.
Estão abertas as inscrições para cerca de 450 vagas do seu Programa de Formação Profissional (PFP) da Vale no Brasil. As oportunidades estão distribuídas em quatro estados: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Pará. No Maranhão, são cerca de 40 vagas. As pessoas interessadas em se candidatar ao processo devem se inscrever pelo site www.vale.com/pfp até o dia 23 de maio.
O PFP oferece qualificação para o desempenho de atividades operacionais que são primordiais para o negócio da companhia, como maquinista, eletricista e operadores(as) de mina, usina e porto. Além de impulsionar a carreira dos profissionais, o programa estimula a economia das localidades onde a Vale atua, trazendo a comunidade para o mercado de trabalho.
O programa é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), voltado para maiores de 18 anos de idade e com formação completa no Ensino Médio Regular ou em Cursos Técnicos de Ensino Médio, de acordo com a vaga. A aprendizagem teórica dura de 4 a 6 meses e a prática ocorre em até 9 meses, nas instalações da Vale.
Helida Bersan, gerente de Aprendizagem Técnica e Programas de Entrada da Vale, destaca que o PFP, além de ampliar oportunidades na mineração, tem como foco promover a diversidade: “O programa reflete a pluralidade da sociedade dentro da Vale e contribui para ampliar a representatividade de mulheres na empresa. Nosso objetivo é oferecer uma porta de entrada, uma qualificação, independentemente de orientação sexual, raça, etnia ou deficiência. Também não há limite de idade para participar. Queremos proporcionar o início de uma carreira para profissionais que estejam dispostos a ajudar a Vale a evoluir cada vez mais, em suas diferentes áreas de negócio”.