TJMA oferece serviços na Expoema: evento segue até 8 de setembro

Nedilson Machado
O presidente do TJMA, José de Ribamar Froz Sobrinho, destaca a parceria com o TRE, entre outras instituições, e convida a comunidade para uma visita durante toda esta semana (Foto/Ascom-TJMA).

Audiências de conciliação e mediação, consultas processuais, palestras, orientações sobre regularização fundiária e registro civil e divulgação do projeto Moda Legal  estão sendo oferecidas ao público, no ônibus da Conciliação, na 64ª Expoema, no Parque Independência, até o dia 8 de setembro, das 18h às 22h. A abertura oficial da exposição aconteceu nesse último domingo (1º).

A iniciativa – que visa ampliar o acesso da população à Justiça – é resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça (TJMA), a Corregedoria Geral de Justiça (CGJMA), a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA).

Participam do stand o Núcleo de Solução de Conflitos, a Ouvidoria e o Núcleo de Governança Fundiária, todos do TJMA; a Corregedoria Geral de Justiça (CGJMA) e a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX).

Durante o evento, o presidente do TJMA, José de Ribamar Froz Sobrinho, ressaltou a importância da participação do Poder Judiciário na 64ª edição da Expoema em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.“Estamos aqui, na Expoema, para oferecer nossos serviços à população e nos aproximar dos cidadãos. Tudo isso em parceria com o TRE. Esperamos a visita da comunidade durante toda esta semana”, pontuou.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida, falou sobre o alcance social do projeto Moda Legal.“Estamos aqui, na Expoema, apresentando o projeto Moda Legal à sociedade. É fundamental que todos participem deste projeto que tem um alcance social muito grande, além do seu aspecto ambiental”, destacou.

O presidente do TRE, desembargador José Gonçalo Filho, comentou sobre a parceria entre o TRE e o Poder Judiciário maranhense em benefício da comunidade.“Esta é uma parceria muito proveitosa para a comunidade porque aqui nós temos a oportunidade de prestar bons serviços à comunidade, inclusive eleitorais”, disse.

O presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargador José Nilo Ribeiro Filho, enfatizou a relevância da presença da Justiça na exposição. “É uma forma de nos aproximarmos da sociedade e mostrarmos que as ações da Justiça vão além do julgamento de processos, mas desenvolve inúmeras ações, a exemplo da disseminação da política de conciliação. Pretendemos conscientizar a sociedade de que o melhor caminho para a solução de conflitos é a conciliação”, frisou.

A abertura oficial do stand do Judiciário na feira contou com a presença do corregedor-geral do Foro Extrajudicial do Maranhão, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos; do juiz coordenador do Nupemec, Rodrigo Nina; da juíza auxiliar da Presidência do TJMA e coordenadora do programa “Justiça de Todos”, Tereza Nina; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão (CDE-MA), Celso Gonçalo de Sousa; autoridades; servidores e servidoras da Justiça.

Compartilhe este artigo