Na Ponta da Espera, a operadora divulgou que será implantada a rede 5G, enquanto no Cujupe (foto), será ativado o 4G, inicialmente (Foto/Divulgação)
Atendendo ao pedido do Governo do Maranhão, a operadora de telefonia TIM anunciou que vai implantar infraestrutura de rede móvel nos terminais do Cujupe, em Alcântara, e na Ponta da Espera, em São Luís. O objetivo é melhorar a conectividade dos passageiros que fazem a travessia de ferry boats.
Na Ponta da Espera, a operadora divulgou que será implantada a rede 5G, enquanto no Cujupe, será ativado o 4G, inicialmente. No final deste mês acontecerá uma visita institucional da equipe da TIM e representantes do Governo Estadual e Federal para marcar o início das obras. A estimativa é de que o projeto seja concluído até o final do mês de outubro deste ano.
Os dois terminais são administrados pelo Governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que tem realizado constantes investimentos na melhoria da infraestrutura dos terminais de transporte aquaviário, com serviços de duplicação das rampas e passarelas, além da recuperação dos taludes dos terminais.
Para o governador Carlos Brandão, com todos estes investimentos, milhares de pessoas que se deslocam diariamente entre os terminais já podem hoje contar com uma oferta de serviços de maior qualidade, em diversos setores.
“Com a chegada de mais estas novidades, vamos avançar no atendimento aos usuários para que a cada dia eles possam se sentir mais confortáveis ao utilizarem os serviços que ofereceremos nos terminais para trabalho, educação ou até mesmo lazer”, comemorou.
Com a instalação de torres de telefonia móvel nos arredores da Ponta da Espera e no Cujupe, será resolvido o problema histórico de falta de sinal de telefonia celular na região. Só no ano de 2022, a movimentação nos dois terminais foi de um milhão e setecentas mil pessoas, além de 300 mil veículos que atravessam a Baía de São Marcos.
MAPA destaca importância da ampliação
Cassiano Pereira Junior, presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), destacou a importância da ampliação da rede de telefonia móvel. “Foi uma determinação do nosso governador Carlos Brandão que buscássemos todos as operadoras. Estamos muito felizes com a resposta positiva da TIM. Seguimos empenhados, junto com as demais operadoras, também, destacando a importância da ampliação das redes nas áreas de sombra prioritárias”, complementou.
De acordo com Mario Girasole, vice-presidente da TIM, a iniciativa reforça as ações da operadora na ampliação das redes em regiões estratégicas. “Estamos entusiasmados com a parceria para levar a conectividade aos terminais do Cujupe e Ponta da Espera. Essa iniciativa reforça nosso compromisso em ampliar a cobertura e qualidade da rede em regiões estratégicas do país, proporcionando uma experiência digital cada vez mais completa e eficiente para nossos clientes”, destacou.
No ano passado, a companhia anunciou o primeiro projeto de conectividade 5G para um porto latino-americano, em parceria com a BTP, em Santos (SP).
Reuniões com operadoras
Desde outubro do ano passado, o Governo do Maranhão intensificou as rodadas de conversas com representantes das operadoras de telefonia móvel TIM, Claro e Vivo, para solicitação de parcerias na expansão das redes no estado, priorizando e relacionando os pontos mais necessários, como os terminais do Cujupe e da Ponta da Espera.