O presidente Lula fez a abertura do evento nesta terça-feira (8), em São Paulo. Do Maranhão, o presidente e o vice-presidente do SINDUSCON-MA, Fábio Nahuz e Edmilson Pires, marcaram presenças, entre outras autoridades e associados da entidade (Fotos/Sinduscon-MA)
Com a presença do presidente Lula foi aberto nesta terça-feira (8), no São Paulo Expo, o 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic). Do Maranhão, participam o presidente e o vice-presidente do SINDUSCON-MA, Fábio Nahuz e Edmilson Pires, entre outras autoridades e associados da entidade.
O Enic é realizado dentro da Feicon, feira que é referência para o setor da construção, reunindo empresas, profissionais, lançamentos e inovações tecnológicas do mercado. Com mais de mil marcas expositoras, são esperados mais de 100 mil visitantes até o último dia do evento, nesta sexta-feira (11).
Segundo Fábio Nahuz, o evento é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e contou com uma programação robusta logo no primeiro dia, abordando os principais temas que moldam o presente e o futuro do setor: inovação, institucional, sustentabilidade e tecnologia.
Palavras do presidente
Em painel de abertura oficial, o presidente Lula afirmou que seu governo fará esforços para suprir o déficit de infraestrutura e habitação no país. No mesmo palco, o anfitrião Renato Correia, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) , elogiou o “faixa 4” do Minha Casa, Minha Vida, criado pelo governo.
“A criação da faixa 4 completa o ciclo virtuoso do Minha Casa, Minha Vida, dando acesso a financiamentos para a classe média. O uso do Fundo Social pode gerar uma nova revolução na habitação brasileira. Se essa fonte de financiamento se tornar recorrente e previsível será vital”, disse.
Também participou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na ocasião, o petista disse que apresentará uma proposta para “preservar” a poupança do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e seus investimentos e ao mesmo tempo garantir o “direito do trabalhador de acessar crédito barato”.
Esvaziamento do FGTS
O segmento de construção critica o esvaziamento do FGTS gerado, por exemplo, pelo saque-aniversário, visto que o fundo é o principal funding para empreendimentos imobiliários no país. O ministro se disse sensibilizado com o pleito.
“Sem adiantar medida, nós estamos elaborando uma solução muito elegante que preserva o direito do trabalhador a crédito barato, mas ao mesmo tempo preserva estoque de poupança para investimento”, disse.
Outros presentes foram os ministros Rui Costa (Casa Civil), Jader Filho (Cidades), da Advocacia Geral da União, Jorge Messias e Márcio França (Empreendedorismo), além do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso. Este foi o primeiro de 120 painéis previstos para o evento.
Mais sobre o Enic
Além de painéis, o Enic conta com stands ocupando mais de 4 mil m² na São Paulo Expo. Um dos temas em debate será a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), tendências e experiências exitosas no campo da sustentabilidade, inovação e tecnologia.
Segue em pauta, o uso de inteligência artificial nas construções, o planejamento de cidades mais sustentáveis e resilientes, a redução de emissão de carbono e os financiamentos verdes, além de responsabilidade social, gestão e diversidade na construção também estão na programação.
(Com informações do Sinduscon-MA e CNN Brasil)