Para participar, é necessário ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, além de atender aos critérios de renda exigidos (Foto/Divulgação)
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA) abriu inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Eletromecânica. São 16 vagas gratuitas, destinadas à comunidade, oferecidas pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Caxias. A oportunidade faz parte do Programa SENAI de Gratuidade Regimental, garantindo formação profissional a pessoas de baixa renda.
O curso será realizado de forma presencial, com aulas previstas para começar no dia 15 de janeiro de 2025. A carga horária total é de 1.440 horas, divididas em 20 horas semanais. Durante o período de formação, os alunos terão acesso a atividades teóricas e práticas, em um ambiente que prioriza a segurança e a qualidade do ensino técnico.
Para participar, é necessário ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, além de atender aos critérios de renda exigidos. A seleção será feita em etapa única, baseada na análise do histórico escolar do 9º ano do Ensino Fundamental, considerando a média das notas de Língua Portuguesa e Matemática
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 13 de dezembro de 2024, exclusivamente de forma presencial no Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Caxias, das 13h às 20h. No ato da inscrição, os interessados devem apresentar documentos como identidade, CPF, histórico escolar, comprovante de residência e declaração de matrícula ou certificado de conclusão do Ensino Médio.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 20 de dezembro de 2024 e os candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula entre os dias 26 de dezembro de 2024 e 8 de janeiro de 2025. A não confirmação da matrícula dentro do prazo implicará na perda da vaga, que será destinada aos próximos classificados na lista de excedentes.
Outras informações podem ser obtidas no site oficial do SENAI Maranhão (www.fiema.org.br/senai), Edital 07/2025, ou diretamente na unidade de Caxias.