Sebrae orienta empreendedores sobre como atrair clientes no Dia das Crianças

Nedilson Machado
Dia das Crianças aquece comércio varejista, com brinquedos e itens de vestuário liderando as intenções de compra/ Marina Lavareda, gerente de Atendimento do Sebrae no Maranhão/ Maria de Jesus Borges, aposta em produtos diferenciados e kit inovadores para atrair os pequeninos (Fotos/Divulgação)
Data aquece as vendas do varejo, atraindo clientes em busca do presente mais adequado. Para os pequenos negócios, uma boa oportunidade de vendas

 

Considerada a terceira data de maior movimento no varejo, o Dia das Crianças é uma boa oportunidade para melhorar vendas e o faturamento dos negócios. A data só fica atrás do Natal e do Dia das Mães, em volume de vendas.

A expectativa deste ano, segundo avalia a Confederação Nacional do Comércio – CNC, é que o varejo tenha um crescimento de 1,2% com relação ao ano passado. No Maranhão, esse índice deve ficar em 1%, de acordo com a CNC.

O movimento, em todo o Brasil, seria puxado por itens como: brinquedos, roupas e sapatos, jogos eletrônicos, artigos e papelaria e arte, livros e vivências em parques e estabelecimentos de lazer. Produtos como bicicletas (-0,1%) e videogames (-8,5%) devem estar mais em conta do que em 2023.

Dicas para atrair clientes e melhorar vendas

Mesmo não sendo os responsáveis pela decisão de compras, as crianças são o fator decisivo nas estratégias de atração do cliente. As empresas devem levar em conta os interesses e atrativos para esse público na hora de planejar as ações.

Empreendedores como Maria de Jesus Borges, do município de Rosário, dona da Livraria Aliança, loja especializada em presentes, se prepararam para atender a essa demanda buscando oferecer produtos diferenciados. Maria de Jesus, que é atendida pela Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis-Munim, apostou em atendimento personalizado e artigos de pelúcias, brinquedos, cestas de guloseimas e bíblias infantis coloridos e atrativos, focando na criançada. “Com esses produtos, espero um aumento de vendas de até 30% no faturamento normal. Sempre busco novidades que combinem bons preços, qualidade e possam alegrar as crianças”, diz ela.

Marina Lavareda, gerente de Atendimento do Sebrae Maranhão, lembra que, além de um bom e variado estoque, ideias criativas funcionam bem para atrair a clientela.

“Pense em interações com personagens animados, na oferta de doces, pipoca ou pinturas faciais, estimulando os sentidos. Pense em ações inovadoras, planeje uma comunicação atrativa e vitrines alegres e crie formas de facilitar o pagamento, além de investir em promoções nas lojas físicas e virtuais. Essas são ações simples, atraem as crianças, criam proximidade com seus clientes e ajudam a divulgar a marca e o seu negócio”, frisou ela.

Compartilhe este artigo