Competição de empreendedorismo tecnológico, o Desafio Liga Jovem mobiliza escolas e estudantes de todo o país, em ação organizada pelo Sebrae e Instituto Ideias do Futuro (Fotos/Divulgação)
O Maranhão, que foi destaque no ciclo 2022/2023 do Desafio Liga Jovem, está com as atenções voltadas para a segunda edição da competição, que será lançada no estado nesta terça-feira (16), das 8h30 às 12h, no Sebraelab (anexo do Multicenter Negócios e Eventos).
O Desafio Liga Jovem é a maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas do Brasil, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Ideias de Futuro. Além de apresentar as novidades deste ano, o lançamento terá a presença de profissionais da Educação, entre eles diretores e coordenadores de escolas e faculdades, bem como representantes de secretarias do Estado e de municípios.
Na primeira edição do Desafio Liga Jovem, o Maranhão foi o estado com o maior número de inscrições no Brasil e contou com 12 equipes classificadas para as semifinais e duas finalistas – a equipe Zettas, formada por estudantes da escola estadual Anexo Porto Sibil, de Formosa da Serra Negra, distante cerca de 35km da sede do município; e a segunda finalista, a equipe Pantera Negra, do município de Zé Doca, escola da rede do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Este ano, o estado já ocupa o terceiro lugar em número de inscritos no país, antes mesmo do lançamento estadual.
Novidades da 2ª Edição
Neste ano, o Desafio Liga Jovem quer estimular ainda mais jovens a criarem soluções inovadoras para problemas do seu entorno. São 4 categorias: Imagina (8º e 9º ano do Ensino Fundamental; Cria (Ensino Médio); Inspira (Educação Profissional) e Avança (Educação Superior). A ampliação da iniciativa permitirá compreender como os estudantes de todo o país percebem e lidam com as questões sociais de suas comunidades por meio do empreendedorismo tecnológico. Na primeira edição, os mais de 5 mil estudantes inscritos apresentaram um panorama dos temas mais impactantes em seu cotidiano. Educação, Meio Ambiente, Acesso a Serviços, Saúde Mental e Saúde em Geral são os 5 problemas sociais mais apontados nos projetos desenvolvidos em 2023.
“Em sua segunda edição, o Desafio Liga Jovem se consolida como espaço e ação de fortalecimento da autonomia dos jovens, focando o desenvolvimento de competências para a vida e a geração de oportunidades. Ao fomentar a inovação e o empreendedorismo nas escolas, o Desafio deixa de ser uma competição entre estudantes, escolas e suas soluções inovadoras para problemas presentes em suas realidades, para se transformar em uma estratégia que tem um olhar no presente, agindo para o futuro”, reflete o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.
Etapas da Competição
O Desafio Liga Jovem 2024 contará com cinco etapas: Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional, que serão detalhadas durante o evento de lançamento.
Inscrições – As inscrições são gratuitas e estão disponíveis, até 7 de junho, no site www.desafioligajovem.com.br. Nesse endereço eletrônico também pode ser acessado o regulamento da competição.
“A expressiva participação do Maranhão em 2023 deixou como legado a descoberta de inúmeros talentos com potencial para pensar em soluções com alto grau de inovação, que chamaram a atenção do mercado e de investidores. De fato, essa iniciativa traz horizontes, ao propiciar chance de os jovens atuarem como protagonistas de suas histórias, pensando em soluções para melhorar suas comunidades. Por isso, eu os convido a participar do Desafio, que é realmente algo transformador”, concluiu Mauro Borralho.