Sebrae firma parcerias estratégicas durante a Fecoimp 2024 para empreendedorismo na região

Nedilson Machado
A inauguração da Sala Parceiro Sebrae contou com a presença do presidente do Conselho Estadual Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, da diretora de Administração e Finanças da instituição, Edila Neves, o presidente da ACII, Carlos Lucena e  representantes do Sebrae São Paulo e Sebrae Nacional (Fotos/Divulgação)

Na tarde desta quinta-feira (19), durante a 22ª edição da Fecoimp, o Sebrae realizou duas importantes ações estratégicas voltadas para o desenvolvimento econômico regional. A instituição inaugurou a primeira Sala Parceiro Sebrae no Maranhão, em parceria com a Associação Comercial Industrial e Serviço de Imperatriz (ACII). Além disso, foi firmada uma nova parceria com a Suzano, empresa do setor de papel e celulose, que trará capacitação e desenvolvimento para 60 empreendedores da região Tocantina.

Inauguração da primeira Sala Parceiro Sebrae no Maranhão

A Sala Parceiro Sebrae oferecerá uma variedade de serviços, incluindo atendimento ao cliente, cursos, consultorias, e acesso ao portfólio completo de soluções do Sebrae. O espaço, que funciona na sede da ACII, será um ponto de apoio essencial para os empresários de Imperatriz e região, conectando-os a oportunidades de capacitação e desenvolvimento local.

Com a presença do presidente do Conselho Estadual Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, da diretora de Administração e Finanças da instituição, Edila Neves, o presidente da ACII, Carlos Lucena e  representantes do Sebrae São Paulo e Sebrae Nacional, a inauguração da Sala Parceiro Sebrae, em parceria com a ACII, trouxe um novo marco para o empreendedorismo local. Esta é a primeira sala desse tipo no estado, representando um importante canal de atendimento ao empreendedor, que tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora, promover a inclusão produtiva e gerar renda por meio de projetos alinhados à vocação regional.

Para o presidente da ACII, Carlos Lucena, esse projeto reforça ainda mais a parceria entre as duas instituições. “A associação e o Sebrae caminham juntos há décadas. Todo projeto da ACII o Sebrae apoia. E agora nos sentimos honrados com esse projeto e estamos de portas abertas para outras”, ressaltou Lucena.

O modelo de sala foi aplicado inicialmente no estado de São Paulo, e agora chega no Maranhão, sendo Imperatriz o ponto inicial desse projeto. De acordo com Ellys Cristiane, Analista do Sebrae Nacional, o objetivo é nacionalizar cada vez mais esse modelo de sala, ampliando assim o alcance no atendimento a empreendedores em todo território nacional.

Em seu discurso,  Celso Gonçalo destacou que a ação vem para fortalecer ainda mais o empreendedorismo da região. “Estamos felizes com a entrega, e temos a certeza que o Sebrae pode fazer muito mais por essa região”.

Nova parceria entre Sebrae e Suzano beneficia 60 empresas da região Tocantina

Ainda no mesmo dia, foi oficializada uma nova parceria entre o Sebrae e a Suzano, durante cerimônia no estande do Sebrae na Fecoimp. O acordo, que visa impulsionar o desenvolvimento econômico da região Tocantina, beneficiará diretamente 60 empreendedores que são fornecedores de logística de transporte, que receberão uma série de capacitações e consultorias especializadas.

Segundo Claudia Vargas Rocha, gerente de logística florestal, a iniciativa vem para contribuir com o desenvolvimento econômico da região, dando ferramentas para que pequenas empresas possam gerir melhor seus negócios. “O Sebrae vai nos apoiar no desenvolvimento dessas pequenas empresas onde estaremos atendendo 30 pequenas empresas,  englobando 60 profissionais que hoje nos atendem no ramo de transporte florestal”.

Entre as ações previstas estão consultorias individuais e coletivas, workshops e palestras, com foco no aprimoramento de competências.

A nova iniciativa dá continuidade ao trabalho conjunto entre Sebrae e Suzano, que em 2023 lançaram o projeto “Semear Delas”, focado em capacitar mulheres empreendedoras da região. O sucesso dessa parceria impulsiona a expansão do apoio para mais empresas, promovendo uma economia local mais robusta e competitiva.

Compartilhe este artigo