Apaixonada pelo que faz, a psicóloga Fabiana Borges atende diariamente no seu consultório, no Calhau, além de prestar consultoria na sua área a clientes como, por exemplo, a Polícia Federal onde está credenciada há 17 anos (Foto/Divulgação)
A psicóloga clínica e perita criminal, CEO do consultório Motivação Psicológica, Fabiana Borges Macedo está celebrando 20 anos de carreira neste mês que se finda. E hoje, Dia do Psicólogo, 27 de agosto, ela decidiu atender aos apelos do Blog do Ned para um bate-papo sobre sua profissão e suas conquistas nessas últimas décadas. “Psicologia é uma missão linda. É acompanhar as lágrimas de alegria e choros doloridos. E enfrentar mistérios e saborear a loucura que faz da lucidez um eterno rio de aventuras”, assim Fabiana, meio que poeta, define a profissão com muita bagagem no currículo.
É psicóloga mestra em Subjetividade da Família, perita em Saúde Mental e atualmente realiza doutorado em Portugal (mais precisamente na UALG – Universidade do Algarve, desde 2019 e deve concluir este ano), sobre “Perfil Psicológico do Portador de Arma de e Fogo Funcional no Brasil”.
Como psicóloga clínica estudou testes psicológicos e neuropsicológicos, e, através dessa testagem, desenvolveu um método diferenciado que o chama de “Matemática das Emoções”, investigando em números a quantidade de depressão, ansiedade, memória, atenção, inteligência e outros sentimentos que temos.
No seu consultório “Motivação Psicológica”, localizado no Ed. Metropolitan, Calhau, tem sempre a agenda lotada para atendimento clínico; psicológico, neuropsicológico e médico psiquiátrico. Além de atendimento jurídico, como perícia em Saúde Mental, seja indicada por juiz ou como assistente técnica.
Lembrando ainda que Fabiana está credenciada para avaliação psicológica para porte de arma de fogo há 17 anos na Polícia Federal do Maranhão.
Sobre a razão de batizar seu consultório de “Motivação Psicológica”, ela explica: “Motivação Psicológica traz no nome uma reflexão para que a pessoa consulte em si mesmo o que está colocando em ação no seu dia a dia, em sua felicidade”. Bem dito, parabéns.