Projeto “Ópera para Todos” encanta e repercute nos setores da arte, cultura e educação

Nedilson Machado
O projeto, idealizado pela educadora Ceres Murad, tem como objetivo central alfabetizar crianças utilizando a arte para estimular a leitura e a escrita. Na última foto, a educadora Ceres Murad, idealizadora do projeto, ao lado da secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, e do diretor da Equatorial Energia, José Jorge Soares (Fotos/Divulgação)

Foi lindo o espetáculo “Aida”, uma releitura da ópera clássica de Verdi apresentada por estudantes da rede municipal de ensino no último sábado (30), na Praça Maria Aragão, em São Luís. A apresentação integra o Projeto Ópera para Todos, iniciativa patrocinada pela Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Maranhão e apoio da Prefeitura de São Luís, que tem como objetivo alfabetizar crianças utilizando a arte. Neste ano, o Ópera para Todos foi desenvolvido em três escolas municipais: Maria Alice Coutinho, José Sarney e Luiz Pinho Rodrigues.

A arte é um poderoso instrumento pedagógico capaz de contribuir para a alfabetização. E, ao utilizar a música, a dança e o teatro nesse processo educacional, é possível estimular a leitura e a escrita e desenvolver, também, o lado criativo e cultural das crianças.

Esse foi o desafio do Projeto Ópera para Todos, iniciativa patrocinada pela Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Maranhão e apoio da Prefeitura de São Luís. No último sábado (30), mais de 250 estudantes da rede municipal apresentaram a ópera “Aida”, na Praça Maria Aragão. O espetáculo foi um sucesso de público: 2 mil pessoas prestigiaram o esta edição do projeto.

A secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado, e o diretor da Equatorial Energia, José Jorge Soares, prestigiaram e se encantaram com o encerramento do Projeto Ópera para Todos, iniciativa patrocinada pela Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Maranhão e apoio da Prefeitura de São Luís.

O projeto, idealizado pela educadora Ceres Murad, tem como objetivo central alfabetizar crianças utilizando a arte para estimular a leitura e a escrita, além de desenvolver o lado criativo e cultural dos pequenos leitores. E, em 2024, mais de 250 estudantes da rede municipal encenaram a ópera “Aida”, na Praça Maria Aragão, para um público estimado em 2 mil pessoas.

Compartilhe este artigo