Projeto de hortas comunitárias em áreas indígenas do Maranhão é destaque em evento nacional

Nedilson Machado
Edila Neves, diretora de Administração e Finanças, com palestrantes, Alessandro Chaves,  gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, gerentes de Unidades de Negócios, colaboradores e parceiros do Sebrae no Cerrado Sul maranhense

Transformar Juntos, evento realizado pelo Sebrae, em Brasília, reuniu cerca de 2500 pessoas de todo o país. Boas práticas e iniciativas de apoio ao empreendedor marcam edição 2024 do evento

Projeto de produção comunitária em comunidades indígenas ganha evidência no Transformar Juntos/ Experiência exitosa de gestão tributária e suporte aos contabilistas em São José de Ribamar é compartilhada durante o evento em Brasília/ Nove Salas do Empreendedor do Maranhão recebem Selo Diamante em Atendimento

O estado do Maranhão mostrou iniciativas inovadoras e experiências exitosas na programação do Transformar Juntos, evento realizado pelo Sebrae que reuniu, durante três dias, cerca de 2500 pessoas em Brasília-DF. Na programação desta quinta-feira (11), último dia do evento, foram destacadas a produção agrícola em hortas comunitárias localizadas em comunidades indígenas no município de Grajaú e a experiência da Sala Digital do Contador, no município de São José de Ribamar, fechando as apresentações do Maranhão no evento.

Uma comitiva do estado, com mais de 100 integrantes de diversas regiões, participou do evento. No total, seis casos de sucesso do estado foram apresentados durante o Transformar Juntos, que também abriu espaço para o reconhecimento às nove Salas do Empreendedor agraciadas com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. As Salas pertencem aos municípios de Turilândia, Santa Helena, Guimarães, Pinheiro, Matinha, Viana, Governador Nunes Freire, Parnarama e São Pedro da Água Branca, cujos representantes receberam a honraria, enfatizando a importância da conquista. “A sala é um espaço do empreendedor, aquele que faz a diferença, que quer investir, acredita que um ambiente mais favorável possa gerar mais empregos, renda e a melhoria da qualidade de vida das famílias”, destacou o superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal.

Produção x empreendedorismo 

O projeto Roça Comunitária, apresentado no Painel Compras Públicas da Agricultura Familiar, consiste no consumo de alimentos pelas famílias e o fornecimento do excedente da produção ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estimulando a produção agrícola em comunidades indígenas. A iniciativa, que tem o apoio do Sebrae, contempla mais de 800 pessoas no município de Grajaú.

Coube ao representante dos Povos Indígenas, Arão Guajajara, a apresentação desta iniciativa no Transformar Juntos. Ele ressaltou que as capacitações oportunizadas pelo Negócio Certo Rural, programa realizado em parceria pelo Sebrae e Senar, considerado como uma etapa fundamental para aumentar e diversificar a produção nas comunidades beneficiadas. “Com o apoio do Sebrae, a gente se sente acolhido; o Sebrae tem sido presente nas aldeias, nas comunidades, com palestras e cursos que influenciam na melhoria da qualidade da farinha, na criação de peixe e produção de mel, entre outras atividades. Isso contribui como incentivo aos próprios indígenas, que se sentem mais motivados porque sabem que, tecnicamente, o resultado pode ser muito melhor”, pontuou o representante.

As capacitações ofertadas pelo Negócio Certo Rural também se voltaram para a gestão, formação de preço e ainda para a elaboração de Planos de Negócios. A iniciativa rendeu ao município de Grajaú, em abril deste ano, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Cidade Empreendedora.

Cidade Empreendedora

Ao mesmo tempo em que a apresentação das boas práticas de Grajaú estavam sendo expostas, em outra sala, um projeto pioneiro no Brasil, a Sala Digital do Contador do município de São José de Ribamar, estava sendo destaque no painel Cidades Inovadoras: Construindo o Amanhã.

O projeto, apresentado pelo secretário de Receita de São José de Ribamar, Antônio Veras, é uma iniciativa que facilita o acesso dos contabilistas à base de dados da Secretaria de Receita e Fiscalização Urbanística do município e tem contribuído para o aumento da arrecadação tributária, com um aumento acumulado de 46%. Na comparação com o ano de 2020, cuja arrecadação girou em torno de R$ 64 milhões, essa iniciativa contribuiu significativamente para um salto de crescimento, fazendo a arrecadação alcançar R$ 97 milhões no ano de 2023.

Antônio Veras destacou que a Sala Digital contribuiu para a atração de empresas para a cidade. “A grande maioria são micro e pequenas empresas. Vem também a geração de emprego e renda e o Sebrae entra conosco no processo, no auxílio também por meio do Programa Cidade Empreendedora, dando esta cobertura, fazendo com que as empresas permaneçam no município, mantendo esse círculo muito benéfico para o município como um todo e isso tem contribuído para o crescimento gradativo do nosso PIB”, ressaltou  o secretário.

No Maranhão, o programa Cidade Empreendedora já alcançou 135 municípios. A parceria entre Sebrae, governo do Estado e prefeituras, tem criado um ambiente favorável aos pequenos negócios e ajudado a dinamizar a gestão pública e as políticas de apoio ao empreendedorismo e aos pequenos negócios.

Alessandro Chaves, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, elogiou o trabalho realizado no Maranhão. “A parceria que o Maranhão tem feito para que o Cidade Empreendedora chegue a todas as regiões do estado é algo para ser destacado. Agradecemos à comitiva maranhense, que trouxe para o Transformar Juntos experiências exitosas, mostrando que o real processo de transformação se dá a partir dos municípios”, ressaltou o gerente.

Estreito apresenta Projeto Sala do Empreendedor Inteligente

O atendimento realizado pela Sala do Empreendedor do município de Estreito foi uma das cinco apresentações de melhores práticas compartilhadas durante o Encontro de Agentes de Desenvolvimento e Atendentes da Sala do Empreendedor. A apresentação da Sala fez parte da programação do segundo dia do Transformar Juntos.

O município de Estreito recebeu, no mês de junho, reconhecimento nacional com o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Sala do Empreendedor, com o projeto Sala do Empreendedor Inteligente. O projeto responde por iniciativas inovadoras implementadas naquele espaço, que se refletem no fortalecimento do ambiente legal favorável aos pequenos negócios naquele município.

“Feliz demais por estar no Transformar Juntos, mostrando esse projeto que é um sucesso por conta de parceiros fortes como o Sebrae”,  disse Rejane Cunha, coordenadora da Sala de Estreito, após apresentar os procedimentos adotados pela Sala.

Outra experiência exitosa do Maranhão foi apresentada na Sala Temática da Vigilância Sanitária. O superintendente da Vigilância Sanitária do Maranhão, Edmilson Diniz, participou de painel, onde apresentou práticas de simplificação no âmbito do licenciamento sanitário, que ajudaram na redução do tempo de abertura de empresas no Maranhão.

“Aqui vimos possibilidades de integração dos órgãos de licenciamento de todo o país, o que facilitaria a vida do empreendedor, dos grandes e médios empresários, na perspectiva de formalização de seus empreendimentos. Apresentamos nosso sistema integrado, desenvolvido recentemente e mostramos o impacto gerado no processo de licenciamento, facilitando o acesso e o monitoramento por parte do regulado, dando mais transparência ao processo e atendendo aos preceitos legais vigentes. A gente entende que essa iniciativa favorece os empreendimentos do Maranhão”, afirmou o superintendente.

Ele ressaltou, ainda, durante a apresentação, a integração da Vigilância ao sistema Empresa Fácil, plataforma de registro e legalização empresarial gerenciada pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema), órgão que tem parceria com o Sebrae.

Compartilhe este artigo