O evento reúne cerca 30 expositores de diversos países: Canadá, Irlanda, Inglaterra, África do Sul, Estados Unidos entre outros (Foto/Divulgação)
Com o objetivo de democratizar o acesso de estudantes do ensino público aos programas de internacionalização, representantes de instituições de ensino de língua estrangeira de mais de 30 países, participantes da Feira de Intercâmbio, terão reunião com representantes do departamento de Assuntos Internacionais da Vice-Governadoria.
Na condução dos representantes estrangeiros, o diretor da Via Mundo, Antonio Bacelar, e diretor de Operações da Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio (Belta), que serão recebidos por André Bello, secretário-adjunto do Estado, e Hugo Viegas, assessor especial para assuntos internacionais do Estado. Todos participam da 9º Feira Internacional de Intercâmbio, que acontece nesta quarta-feira (20/09), das 15h às 21h, no Golden Shopping.
A internacionalização do ensino público integra as diretrizes da Vice-Governadoria, que tem à frente o também secretário de Educação e vice-governador do Estado, Felipe Camarão. Em junho desse ano, uma missão maranhense conheceu os sistemas educacionais da Nova Zelândia e Austrália, na Oceania. O objetivo foi trocar experiências entre o Maranhão e os diversos destinos com foco na educação vocacional, aprendizado de uma língua estrangeira e na valorização da cultura e dos povos originários. Durante 11 dias, ele visitou 15 instituições de ensino nos dois países e foi recebido por representantes de Governo e de entidades, abrindo fronteiras para parcerias educacionais e negócios, entre os dois países e o Maranhão. Entre os programas contemplados estão o IEMA no Mundo.
Para Antonio Bacelar, diretor da Via Mundo, “o contato direto com os representantes das instituições é um diferencial para todos os estudantes, oriundos de escolas públicas e privadas e quem ganha é a sociedade como um todo, pois, os participantes dos programas de intercâmbio, principalmente os de escolas públicas como o IEMA no Mundo sempre retornam com conhecimento aprimorado para a cidade de origem”, afirmou.
Sobre a Feira de Intercâmbio em São Luís
São Luís voltará a ser o referencial do Norte/Nordeste para negócios de internacionalização por meio do turismo pedagógico. A Feira Internacional de Intercâmbio, organizada pela Via Mundo, acontece no próximo dia 20/09, no Golden Shopping (das 15h às 19h), com sorteio de bolsas de estudo para aqueles que se inscreverem no evento, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.
São quase 30 expositores de diversos países: Canadá, Irlanda, Inglaterra, África do Sul, Estados Unidos entre outros. Os interessados poderão tirar todas as dúvidas diretamente com os representantes das universidades, colleges, escolas de idioma e high schools sobre a vivência de uma experiência internacional. No conteúdo informações sobre programas de intercâmbio para diversos destinos.
A atividade, que se encontra na 9ª edição, já reuniu cerca de vinte mil pessoas ao longo dos anos e colocou São Luís como referência Norte/Nordeste em receber alunos estrangeiros e enviar brasileiros para o exterior.