Para Marcos Lopes, a participação no programa da MIC será um grande marco tanto na vida acadêmica quanto na carreira profissional (Fotos/IFMA)
Professor das línguas inglesa e portuguesa no campus avançado do IFMA em Porto Franco (MA), Marcos Lopes Carlos foi um dos selecionados para compor a delegação de 30 professores brasileiros que embarca nesta quarta-feira (16) para a Irlanda. Lá os docentes vão cursar uma especialização de um ano em mentoria e liderança educacional na Mary Immaculate College (MIC).
Este é o segundo de três programas financiados pela CAPES em parceria com a faculdade irlandesa. Em 2019, dezenove diretores e coordenadores de escolas públicas de oito estados brasileiros foram apoiados pela CAPES para fazer o mesmo programa. Espera-se que o próximo edital seja publicado pela CAPES antes do final de 2023.
Segundo informações do Campus Avançado Porto Franco, a aprovação de Marcos Lopes se deu por meio do Edital Nº 43/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A seleção dos 30 participantes envolveu as etapas de apresentação de documentação com teste de proficiência, carta de intenção e realização de curso online.
Só alegria
“O sentimento é de muita alegria. Após passar por todo esse processo seletivo, com várias etapas que exigiram muito esforço e dedicação, a sensação chegar ao final com esse resultado é de dever cumprido”, disse Marcos Lopes, destacando como “uma grande honra” a oportunidade de representar não somente o Estado do Maranhão mas a instituição em que atua. Para ele, a participação no programa da MIC será um grande marco tanto na vida acadêmica quanto na carreira profissional, contando ainda a intenção de poder dar retorno à comunidade e compartilhar essa experiência com alunos, colegas de trabalho e sociedade.
Especialização
A Especialização Internacional em Mentoria e Liderança em Escolas é um programa com carga horária de 360 horas que ajuda educadores a desenvolverem habilidades sobre gerenciamento e liderança em ambientes educacionais. É um programa projetado para professores que desejam assumir um papel de liderança em suas escolas.
O Cônsul Geral da Irlanda em São Paulo, Eoin Bennis, está recebendo todos os trinta educadores brasileiros para um evento de despedida no Consulado na véspera de sua viagem. O cônsul destacou os laços crescentes e importantes entre o Brasil e a Irlanda, inclusive por meio de nosso povo e na área da educação.
Programa
O Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação é uma parceria da CAPES com a Mary Immaculate College. O curso se iniciou de forma online no mês de julho passado e a agora a delegação embarca para a cidade de Limerick, para participação nas atividades presenciais. Dentre os componentes do curso, serão abordadas: questões nacionais e internacionais em educação e suas implicações para liderança e tutoria escolar, aprendizagem e orientação de professores, compreensão da aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos docentes, liderança no contexto das escolas como organizações, política e prática de educação inclusiva.