O espaço construído no início do século XIX foi completamente reformado e entregue a população nesta segunda-feira (Fotos/Divulgação)

 

Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prefeito Edivaldo Holanda Junior comandou na manhã desta segunda-feira, 19, a reinauguração do tradicional Mercado das Tulhas, na Praia Grande, Centro de São Luís.

A Feira da Praia Grande, como é mais conhecida pelos frequentadores, passou por uma reforma ampla que recuperou suas características arquitetônicas originais ao mesmo tempo em que modernizou o espaço para atender a todas as normas sanitárias, de segurança e de acessibilidade atuais.

A entrega é mais um marco na gestão Edivaldo já que a obra integra diversas políticas importantes. Uma delas é a de reestruturação dos mercados públicos de São Luís. Até o fim do ano serão entregues 10 totalmente recuperados.

A solenidade de reinauguração contou com as presenças do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior e sua esposa Camila, do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, entre outras autoridades

 

O Mercado das Tulhas tem ainda imenso valor histórico, turístico e cultural. A construção que tem mais de 200 anos faz parte do conjunto considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 1997 e é um espaço onde moradores de São Luís e turistas podem encontrar diversos produtos típicos como gêneros alimentícios, artesanato entre outros.

Com isso ganha a cidade, que passa a ter mais um mercado reformado, os feirantes passam a ter condições dignas de trabalho, os frequentadores ganham um espaço confortável, limpo e organizado e a cidade tem seu patrimônio preservado.

O espaço passou por uma grande intervenção em sua estrutura física, elétrica, hidráulica e sanitária, além de modernização, respeitando todas as características arquitetônicas.
A ideia é preservar a história de São Luís e garantir mais qualidade de vida para a região do Centro Histórico.

(Fonte Prefeitura de São Luís/Iphan)

Gostou? Compartilhe!
Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar