Porto do Itaqui marca presença na Intermodal South America 2024

Nedilson Machado
Quem visitar o estande do Itaqui terá a oportunidade única de explorar o potencial do Porto, por meio de bate-papo e networking com a equipe presente (Foto/Divulgação)

 

O Porto do Itaqui confirmou participação na 28ª edição da Intermodal South America, o maior evento do setor de transporte, logística e comércio exterior da América do Sul, que acontece em São Paulo, entre 5 e 7 de março.

Quem visitar o estande do Itaqui terá a oportunidade única de explorar o potencial do Porto, por meio de bate-papo e networking com a equipe presente. Além disso, uma experiência envolvente com óculos de realidade virtual permitirá imersão completa no complexo portuário e na área primária, onde ocorrem operações importantes.

Por determinação do governador Carlos Brandão, uma equipe de profissionais, liderada pelo presidente do Porto – Gilberto Lins – da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que administra o porto, foi destacada para apresentar o quarto maior porto público brasileiro durante os três dias do evento. Representantes de diversas empresas que integram o Complexo Portuário do Itaqui também estarão presentes.

Entre os destaques que o Porto do Itaqui apresenta na Intermodal South America 2024 está o programa “Porto do Futuro”, que impulsiona pesquisa, desenvolvimento e inovação. Iniciativas como concessão de bolsas de mestrado e doutorado, apoio a projetos de pesquisa científica, intercâmbio profissional, residência portuária, premiação e apoio a startups estão em foco, sempre direcionadas aos setores marítimo, logístico e portuário.

Além disso, no estande de 144 m² será lançada a Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos, que começou a ser articulada pela Gerência de Meio Ambiente do porto maranhense. O Itaqui será o primeiro porto público do país a implantar um plano de descarbonização ainda este ano.

Conheça mais sobre o Porto do Itaqui

Em 2023, o Porto do Itaqui se destacou ao movimentar mais de 36 milhões de toneladas de cargas, abrangendo grãos sólidos, líquidos e cargas gerais. Como parte do maior complexo portuário da América Latina, sua localização estratégica aproxima o Brasil de mercados considerados cruciais, como o norte-americano e europeu.

Com nove berços em operação e profundidades variando entre 12 e 19 metros, o Porto do Itaqui possibilita a atracação de navios de grande porte.

O Porto do Itaqui também realiza operação de transbordo a contrabordo, conhecida como Ship to Ship, com total segurança. A infraestrutura é altamente capacitada para recepção e expedição multimodal, via rodoviária e ferroviária. Além disso, dentro de sua área, integra as ferrovias Transnordestina e Carajás. Essa última mantém uma conexão estratégica com a Ferrovia Norte-Sul.

Detalhes do evento e cadastro de participantes

A programação ocorre diariamente das 13h às 21h, na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Para mais informações sobre o evento, basta acessar o site oficial: Intermodal South America https://l1nq.com/l1Nh4

A Intermodal South America 2024 oferece soluções variadas para todos os elos da cadeia logística, de ponta a ponta, e é considerado o maior e mais completo evento dos modais terrestre, aéreo, marítimo e ferroviário das Américas.

Compartilhe este artigo