Pesquisa da Setur-MA revela que Carnaval 2020 teve expectativas superadas

Nedilson Machado
Durante três dias de folia, os pesquisadores juniores, acadêmicos do curso de Turismo e áreas afins da UFMA, IFMA e IEMA, realizaram pesquisa para obter o perfil e o nível de satisfação do visitante no Estado. (foto divulgação)

 

O carnaval 2020 em São Luís foi de expectativas superadas e de bons resultados para o turismo local. É uma afirmação que salta aos olhos mesmo antes da consolidação total da pesquisa realizada durante período da folia momesca na capital maranhense, pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão.

A pesquisa revelou que a taxa de ocupação hoteleira esperada para os quatros dias de carnaval (sábado, 22, a terça-feira, 25) em São Luís, para os meios de hospedagem registrados pelo (Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo) Cadastur, foi de 82%. Crescimento de 7%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esses dados podem, ainda, aumentar após a consolidação dos dados.

O secretário de Estado de Turismo do Maranhão, Catulé Junior, destacou a importância da pesquisa de demanda turística como fator essencial para traçar estratégias de gestão e para conhecer melhor as necessidades dos turistas.

“Esses estudos, que estão sendo realizados periodicamente, fornecem uma série histórica de grande importância para analises estatísticas, gerando dados concretos do turismo no nosso Estado. Assim conseguiremos criar políticas eficazes para as atividades que envolvem o setor alcançando resultados positivos em demandas desenvolvidas pela nossa equipe”, frisou o secretário.

O Observatório do Turismo do Maranhão é uma rede que envolve as secretarias municipais de turismo do estado, além de instituições de ensino como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

A atividade de campo foi coordenada pela Supervisão de Pesquisa da Setur, através da equipe Hanna Coelho, Glaucy Corrêa e Alexia Araújo e a Coordenação de Análise Mercadológica da Secretaria de Turismo de São Luís, com o turismólogo Édipo Vinícius. (fonte Setur-MA)

MARCADO:
Compartilhe este artigo