‘Palco Giratório’: abertura será nesta sexta (13), com o espetáculo “Leci Brandão – Na palma da mão”

Nedilson Machado
Abertura do evento ocorrerá às 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, em São Luís. Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro, 1h antes do espetáculo (Fotos/Alberto Maurício)

 

Nesta semana, o Maranhão vivenciará um momento histórico de celebração às artes cênicas ao receber, pela primeira vez no estado, o Festival Palco Giratório. A sessão especial de abertura será com um dos musicais recentes mais elogiados e aclamados pelo público: o espetáculo carioca “Leci Brandão – Na Palma da Mão”, da Palavra Z Produções Culturais, que fará a abertura do evento nesta sexta-feira (13), às 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, em São Luís.

A edição 2024 será realizada no Maranhão entre 13 e 28 de setembro com apresentações de espetáculos locais e nacionais, intercâmbios entre grupos, pensamentos giratórios e oficinas nas cidades de São Luís, Caxias e Itapecuru-Mirim.

Na abertura o público poderá conferir de perto a trajetória da sambista Leci Brandão, uma das maiores artistas brasileiras, que é contada em um musical a partir das histórias de seus orixás, Ogum e Iansã, por meio do doce olhar de sua mãe, Dona Leci, e de um de seus grandes aliados, Zé do Caroço.

A jornada da artista é mostrada ao longo de mais de 15 músicas como “Conversando Com a Saudade”, “Papai Vadiou”, “Isso é Fundo de Quintal”, “Zé do Caroço”, “Gente Negra” e “Preferência”.

A entrada para as atrações do festival é gratuita por meio do ingresso solidário: o público é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível, direcionado a instituições sociais atendidas pelo Programa Sesc Mesa Brasil. Os ingressos poderão ser retirados 1h antes do espetáculo no espaço de cada apresentação.

Festival Palco Giratório 2024

No Maranhão, o Festival Palco Giratório apresentará 17 espetáculos do circuito nacional e quatro convidados locais, além de debates temáticos e intercâmbios entre grupos. No total, serão mais de 20 apresentações de teatro, dança e circo, para todas as idades, com peças vindas de 15 estados (AM, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PB, PE, RJ, RN, RR, RS, SC e SP).

Além da mistura de sotaques e de apostar na variedade de temas que vão da musicalidade a intergeracionalidade, negritude, acessibilidade e inclusão, o evento presta homenagem a dois grandes artistas brasileiros: o ator e diretor Amir Haddad, criador do Grupo Tá na Rua; e o ator, compositor, diretor musical e capitão de congado, Maurício Tizumba – ambos estarão presentes ao longo da programação.

Programação de abertura

A programação de abertura do Festival Palco Giratório 2024 contará com espetáculos em São Luís e Itapecuru-Mirim, além de ações formativas. Veja, abaixo, as ações que integram o primeiro fim de semana do evento:

De 13 a 15 de setembro

Espetáculos – São Luís (MA)

13/09, 19h30, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Leci Brandão – Na palma da mão”, Lapilar Produções Artísticas (RJ) / Gênero: Musical / Classificação: 14 anos;

14/09, às 19h30, no Teatro Arthur Azevedo: “Herança”, Cia Burlantins (MG) / Gênero: Musical / Classificação: Livre;

15/09, às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: “Mundos – Uma viagem musical pela infância dos cinco continentes”, Grupo Maria Cutia de Teatro (MG) / Gênero: Teatro / Classificação: Livre;

15/09, às 19h30, no Arthur Azevedo: “A Vagabunda – Revista de uma mulher só”, Grupo Xama Teatro (MA) / Gênero: Teatro / Classificação: 14 anos;

Programação formativa

Pensamentos Giratórios / Debates

15/09, às 17h, na Sede do Boi da Floresta: Pensamento Giratório com a Cia. Burlantins (MG). Mediação: Josiane Silva (MA).

Ações de mediação cultural

13 a 28/09, às 15h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton: Escolas públicas (agendadas).

Programação de espetáculos – Itapecuru-Mirim (MA)

14/09 (sábado), às 19h, na Praça Gomes de Sousa: “Mundos – Uma viagem musical pela infância dos cinco continentes”, Grupo Maria Cutia de Teatro (MG) / Gênero: Teatro / Classificação: Livre.

Compartilhe este artigo