Ações aconteceram nas datas 11, 12 e dia 17, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, lembrado em 7 de abril (Foto/Divulgação)
O GMO-Itaqui, órgão gestor de mão de obra avulsa do Porto do Itaqui, investe cada vez mais em ações de conscientização e prevenção permanente, por meio do Programa VOLTA, junto aos seus colaboradores e trabalhadores. As últimas ações realizadas pelo programa aconteceram nos dias 11, 12 e 17 deste mês, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, lembrado em 7 de abril, quando o OGMO-Itaqui fez 148 atendimentos com testes de glicemia e aferição de pressão.
As ações ocorreram em três momentos. O primeiro foi no dia 11, data em que os colaboradores administrativos do OGMO-Itaqui receberam atendimento no escritório da empresa, localizado no Tech Office, sendo que os testes de saúde foram feitos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura de São Luís. Na sexta-feira (12) e quarta-feira (17), houve testes preventivos, sendo que os cuidados foram ofertados aos trabalhadores no Porto do Itaqui, dentro da área portuária, pela Gestão de Saúde Ocupacional do OGMO-Itaqui. Ao todo, 148 pessoas tiveram sua pressão aferida e fizeram o teste de glicemia.
“Gestão de Saúde e Segurança é um desafio dentro das organizações, principalmente em um segmento de alta complexidade como é um porto, pois são diversos turnos e setores para serem administrados. Mas o OGMO-Itaqui tem essa sensibilidade e cuidado à saúde dos trabalhadores e colaboradores, por isso campanhas são constantemente realizadas, por meio da equipe de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho. Temos como visão o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo, onde possam ser exercidas atividades sem riscos de acidentes ou doenças ocupacionais”, destacou Ivonete Carvalho – Gestão de Saúde – OGMO-Itaqui.
PROGRAMA VOLTA
Ivonete Carvalho afirmou que o Programa VOLTA surgiu com o objetivo de implantar condutas de corresponsabilidade entre os operadores portuários e o OGMO-Itaqui, visando a saúde dos colaboradores e trabalhadores, com campanhas contínuas de saúde educativa e segurança. O Programa VOLTA tem como direcionamento a prevenção à saúde física, mental e espiritual, com foco na dependência química. O programa é realizado com aderência às campanhas educativas, controle de doenças crônicas e reabilitação de dependência química.
O Programa VOLTA age de forma corretiva para reduzir o consumo de álcool e substâncias psicoativas e investe em ações que impactam de forma positiva na melhoria da qualidade de vida, produtividade e saúde do colaborador e trabalhador. Para mensurar o desempenho do Programa são verificados os indicadores de absenteísmo, controle de doenças crônicas, adesão às campanhas e ações