A clínica geral do HSE / HSLZ Dra. Isadora Marques lembra que a hidratação é muito importante para manter a saúde em alta, e alerta para os perigos da auto medicação nesse período de festas. (Foto/Divulgação)
As festas de Ano Novo são também sinônimo de exagero nas comidas e bebidas para muitos. Mas é tempo também de prestar mais atenção à saúde e evitar consequências como desidratação, ressaca e infecções.
A médica clínica geral do Hospital do Servidor Estadual (HSE/HSLZ), Dra. Isadora Maques, comenta as principais medidas que devem ser adotadas para manter a saúde em alta nesse período.
A primeira delas é o cuidado com a hidratação que ajuda a evitar a ressaca. Segundo a médica “hidratação é tudo. É muito importante que ao consumir bebida alcólica, a pessoa intercale com o consumo de água. Quanto mais água, menos ressaca, essa é a regra. E se caso tiver ressaca no dia seguinte, nada melhor que muito repouso e hidratação ao longo do dia, pois água é fundamental. Mas também vale a ingestão de água de coco e sucos leves”, recomenda a Dra. Isadora Marques.
Para quem abusar da comida numa confraternização ou na ceia, ela recomenda que no dia seguinte a pessoa faça uma caminhada leve sem exageros, coma saladas, frutas e aposte em refeições bem leves para compensar o exagero do dia anterior e evitar má digestão.
E acima de tudo, a médica do HSE/HSLZ alerta para o perigo da auto medicação, que nunca deve ser feita.
“Caso a pessoa sinta algum mau estar ou sintomas de infecção, fraqueza ou algo diferente; jamais deve se auto medicar, pois pode piorar o quadro. O certo é procurar um médico, ir em uma emergência para receber as melhores orientações e ficar bem”, finaliza ela.