Polo Agrícola HortCanaã será o primeiro a produzir cacau de alta qualidade (Fotos/Divulgação)

 

O Polo Agrícola HortCanaã, que fica em Paço do Lumiar, a 35 minutos de São Luís, foi selecionado por uma chocolateria local para iniciar a primeira produção do estado. Depois que os frutos forem colhidos, toda a venda será destinada à fábrica da Chocolates Tapuio, especializada no processo Bean to Bar (“do grão à barra”).

Os produtos serão comercializados em supermercados e empórios estaduais. Há, também, previsão de exportação para Arábia Saudita.

A implantação da nova produção terá o suporte da Eneva e do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), sob gestão da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Nos próximos meses, os trabalhadores do Polo participarão de cursos com produtores do corredor de cacau da Bahia.

Técnicos com agricultores em visita ao Polo Agrícola HortCanaã, em Paço do Lumiar

 

A plantação nacional de cacau é liderada pelo Pará, mas a Bahia também atua como protagonista no setor. Nos últimos cinco anos, calcula-se que a produção cacaueira teve crescimento de 25% no Brasil, totalizando cerca de 193 mil hectares plantados.

A Chocolates Tapuio está orgulhosa desse belo projeto. Acreditamos que a produção de cacau orgânico no Maranhão por meio de sistemas agroflorestais, em parceria com a Eneva e De Mendes, trará ainda mais possibilidades para os agricultores familiares, desenvolvendo um modelo produtivo, competitivo, ensinando-os sobre como plantar, cultivar e produzir cacau de qualidade, gerando um produto de alto valor agregado. Também contribui para a conservação do nosso bioma natural, pois no sistema agroflorestal o cacau é plantado junto com outras culturas de árvores. E ainda teremos o privilégio de produzir chocolates de alta qualidade feito com o nosso próprio cacau”, explica Fernanda Lisboa, proprietária da Chocolateria Tapuio.

Gostou? Compartilhe!
Share on Pinterest
Compartilhe com um amigo(a)










Enviar