Mais de 9 mil pessoas passaram pela Abav Expo 51 nesta quinta (26) e Brasília já é candidata para sediar evento em 2026

Nedilson Machado

Com corredores lotados e muito movimentados, o primeiro dia da Abav Expo 51, que está sendo realizada em Brasília (DF) até domingo (29), teve a presença de mais de 9 mil pessoas circulando pelos estandes. A informação foi dada pela presidente da Abav nacional, Ana Carolina, durante coletiva de imprensa no começo da noite desta quinta-feira (26). A expectativa da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem), organizadora do evento, considerado o maior da América Latina, é de reunir mais de 42 pessoas nos três dias.

Ana Carolina fez um check list do evento e confirmou que a Abav Expo injetará cerca de R$ 30 milhões na economia de Brasília, além de criar centenas de empregos temporários. Esse valor foi confirmado pelo secretário adjunto de Turismo do Distrito Federal, Franklin da Cruz Martins, que revelou ter feito um investimento de R$ 6,5 milhões para levar a Abav Expo para a Capital Federal.

Presente na coletiva de imprensa, Franklin apresentou Brasília como futura candidata para promover o evento em 2026, já que, no próximo ano, o Rio de Janeiro voltará a ser a sede. “Tem sido uma experiência muito boa promover a Abav Expo e, acredito, o evento está sendo um divisor de águas para a Abav e agora todos vão querer realizar em seus Estados. Já somos candidatos para 2026”, reforçou em tom descontraído.

O presidente da Abav do Distrito Federal, Levi Jerônimo Barbosa, lembrou da edição da Abav realizada em Brasília há 22 anos e que sempre foi um sonho realizado desde quando entrou no mercado do Turismo. “Sempre procurei trazer o evento para cá e desta vez esse sonho foi realizado”, pontuou. Levi disse que o modelo de ocupação dos espaços do Centro Internacional de Convenções do Brasil tem semelhança com um shopping, com várias “lojas” (estandes) distribuídas em dois andares do equipamento.

Apesar de muitos expositores e profissionais do Turismo terem criticado esse modelo, que não facilita a localização das marcas e reduz o impacto visual, Levi acredita que esse formato é um sucesso e que tem agradado muitas pessoas.

Sobre a candidatura de Brasília para sediar a Abav Expo em 2026, Ana Carolina não fez comentário explícito, mas afirmou que existem outras candidaturas postas e que o evento não deve ser promovido em algum Estado do Nordeste nos próximos anos. A 49ª edição Abav Expo foi realizada em Fortaleza (CE), em 2021, e em Recife (PE), em 2022.

A executiva disse que o custo da organização de um evento deste porte sempre deve ser levado em consideração, mas não apenas isso. Há questões como acordos com a rede hoteleira, companhias aéreas, incremento da malha aérea, logística, infraestutura dos equipamentos a serem utilizados e, claro, disponibilidade e saúde financeira dos Estados ou cidades para bancar o investimento. (Texto/Fábio Cardoso/Turismo em Foco)

Compartilhe este artigo