‘Maior São João do Mundo’ será apresentado pelo Governo do Maranhão em São Paulo nesta quinta-feira (11)

Nedilson Machado
Em destaque, as danças folclóricas, além de uma grande variedade de comidas típicas, já tradicionais nos arraiais maranhenses. As apresentações, na capital e em municípios maranhenses (Foto/Divulgação)

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), e pelas secretarias de Comunicação (Secom) e de Cultura (Secma), vai realizar a apresentação do Maior São João do Mundo, o São João do Maranhão 2023, em um evento para operadores e agentes de viagem de São Paulo (SP), nesta quinta-feira (11), às 19h30, no Hotel Pestana, bairro Jardins. Eles terão informações sobre as festas de São João, em São Luís e municípios do interior maranhense, abordando temas como transporte, hospedagem, alimentação e atrações musicais. O objetivo é estimular a venda de passeios para os destinos.

“Esse vai ser o maior São João da história do Maranhão. Não é à toa que fizemos questão de vender para o Brasil e para o mundo, promovendo o lançamento em São Paulo. Vamos fazer o mesmo que fizemos no Carnaval, investir em infraestrutura, gerando emprego e renda, movimentando a nossa economia e resgatando nossos valores regionais”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Nos meses em que os maranhenses e os visitantes se rendem às homenagens a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, o Governo do Maranhão organizou o Maior São João do Mundo, com programação que conta com quase três meses de festa. Em destaque, as danças folclóricas, além de uma grande variedade de comidas típicas, já tradicionais nos arraiais maranhenses. As apresentações, na capital e em municípios maranhenses, ocorrerão até o dia 30 de julho.

Durante o evento, o Governo do Estado do Maranhão apresentará as características dos festejos juninos maranhense, com alcance principalmente nos polos turísticos maranhenses, além de falar sobre a infraestrutura de aeroporto, rodovias e hotelaria, para atender os visitantes. Na oportunidade, a secretária de Turismo, Socorro Araújo, irá falar um pouco do Maranhão de Encantos para os agentes de viagens. A proposta da ação de promoção é estimular a criação de pacotes, durante o mês de junho e julho, para os destinos que realizam as principais festas no estado, movimentando o fluxo turístico neste período do ano.

São João do Maranhão

Oficialmente, a festa de São João no Maranhão vai começar no dia 1º de junho e prosseguirá até o final de julho. Na capital, os arraiais vão movimentar a Vila Palmeira, Ceprama, Itaqui Bacanga, Nauro Machado, Ipem, Parque da Juçara, Bairro da Liberdade, Cidade Operária, Maiobão, João Paulo e Parque do Rangedor. E, pela primeira vez, também serão instalados nas cidades de Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas.

Em São Luís, os festejos juninos vão iniciar no domingo, 7 de maio, com a segunda edição do Maranhão de Reencontros, que vai reunir uma programação diversificada todos os domingos do mês de maio, na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen), a partir das 18h. A programação terá grupos juninos, além de bandas e cantores que irão abrilhantar a festa.

Além de promover a cultura e o entretenimento, o evento vai fomentar a economia local. Uma praça de alimentação será montada para a oferta de lanches variados, com barracas do Programa Mais Renda e foodtrucks.

O projeto esquenta o cenário cultural do estado, com apresentações dos grupos folclóricos e aquece o público para a festa oficial do São João, que ganha destaque por sua variedade de ritmos, cores e manifestações.

Em maio, também será realizado o Cortejo Junino, quando vários grupos folclóricos seguem pelas ruas no centro da cidade, com uma demonstração do que há de mais rico neste período no Maranhão, passando com apresentações por vias de grande circulação de pessoas e também ruas de caráter comercial. Também está programada a Travessia Junina, com saída da Reffsa (Avenida Beira-Mar) para a Casa do Maranhão (Centro de São Luís). (Fonte/Setur/MA)

Compartilhe este artigo