O juiz federal Américo Bedê Freire Júnior, titular da 2ª Vara Federal Criminal em Vitória, deverá compor a equipe de juízes auxiliares de Flávio Dino no Supremo Tribunal Federal (STF) (Foto/Divulgação)
Flavio Dino, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), selecionou no Maranhão três magistrados para integrar seu time de assistentes no gabinete. Anderson Sobral, Amanda Tomé e Américo Bedê Freire Junior foram os nomeados. Os dois primeiros atuam como juízes no âmbito estadual, vinculados ao Tribunal de Justiça maranhense. Américo, por sua vez, um juiz federal com profundas conexões com o Maranhão, ocupa a terceira vaga.
Detentor de um pós-doutorado em Direito, Américo se destacou ao ser aprovado em primeiro lugar no concurso para juiz federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, situado no Rio de Janeiro. Apesar de nascido no Pará, sua formação ocorreu na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ele é filho de Américo Bedê Freire, desembargador do trabalho aposentado e ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no Maranhão.
Com raízes mais profundas no Maranhão do que no Espírito Santo, Américo é casado com Marcia Martins de Sousa Bedê Freire, maranhense e irmã do advogado Ulisses Sousa. Américo e Marcia são ex-alunos de Flavio Dino na Faculdade de Direito da UFMA, onde se conheceram.