Rivanildo Feitosa com o secretário de Cultura, Carlos Anchieta, e o produtor cultural Rodrigo na mostra (Foto/Divulgação)
O jornalista Rivanildo Feitosa, colunista e apresentador de TV da Rede Meio Norte, de Teresina, estreou no audiovisual com o filme “Gorete Canivete”, curta-metragem sobre personagem da cena cultural dos carnavais de rua e festas juninas do Mafuá, bairro da capital piauiense.
Gorete é uma verdureira que tem banca no mercado e sai vendendo a noite nos bares da Zona Norte. Rivanildo assina a direção e roteiro, com co-produção e produção executiva de Dalson Carvalho.
O filme foi o vencedor do estado do Piauí na 1° Mostra Piranhão de Cinema que reuniu filmes do Piauí e Maranhão na última semana com exibição de curtas nas duas capitais, aberta ao público e gratuita.
O nome do evento faz alusão à definição dada às populações que habitam a região mesopotâmica entre os rios Parnaíba e Poti, fronteiras entre Piauí e Maranhão (Pi-ranhão) e a Mostra propõe um fortalecimento da cultura audiovisual e cinematográfica nos dois estados.
“O cinema tem o poder de promover intercâmbios culturais e a Mostra Piranhão reflete essa conexão entre produções artísticas de dois estados nordestinos, uma região que há anos é um expoente do audiovisual brasileiro. Queremos, por meio dessas produções, envolver as pessoas em importantes debates sobre suas origens e memórias, entregando um conteúdo do qual elas se sintam parte”, afirma Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.
É a primeira edição da mostra, sucesso de público, e que em São Luís aconteceu no Centro Cultural Vale Maranhão.
O vencedor maranhense na mostra foi “O Laçar do Boi”, de Gleyser Azevedo. A curadoria dos premiados foi feita pela Cardume Filmes, e o evento foi realizado pela produtora Labcine.