Grupo Fribal faz doações de produtos para a Santa Casa de Misericórdia em São Luís

Nedilson Machado
Além da doação de produtos de limpeza para a Santa Casa de Misericórdia, a Fribal promove ações internas voltadas para a saúde física e mental de colaboradores. (Fotos/Divulgação)

 

Às vésperas do Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, o Grupo Fribal promoveu uma ação de responsabilidade social com o objetivo de ajudar uma das unidades de assistência médica mais antigas de São Luís, a Santa Casa de Misericórdia, localizada na Rua do Passeio no Centro; e que passa por muitas dificuldades para manter o atendimento ao público.

A doação da Fribal à Santa Casa aconteceu na última quinta-feira (3) e contemplou a entrega de mais de mil produtos de primeira necessidade para o hospital, tais como absorventes, detergentes, sabão em pó, água sanitária, algodão e papel higiênico. Os produtos foram entregues pela representante da Fribal, Wilna Sena, na sede da Santa Casa. A coordenadora de RH, Klysmary Estrela, e a coordenadora de Enfermagem, Ana Paula Moraes, receberam a doação e ressaltaram a importância dos produtos doados para a manutenção da limpeza, que é vital para o hospital.

Além dessa ação externa de doação para o hospital; vale ressaltar que a Fribal também prioriza a promoção de ações de saúde e bem-estar dos colaboradores, como um dos pilares de sua gestão e em sintonia com a agenda ESG. A empresa promove diversas ações internas de saúde, tais como ginástica laboral, massoterapia e fisioterapia dentro do programa “Alô Saúde”; além de realizar palestras e muitas outras ações de saúde preventiva e mental, dentro do programa “Fribal Acolhe”.

Fribal Acolhe

Amanda Araújo, responsável pelo “Fribal Acolhe” explica como foi criado o programa e o quanto ele é importante:

“Em 2020, o canal “Fribal Escuta” surgiu como fruto da necessidade de acolhimento psicológico aos colaboradores no início da recente pandemia da Covid-19, principalmente por conta dos muitos casos de ansiedade. Com o resultado positivo da ação, e após identificarmos a necessidade de um programa mais robusto e sistemático; esse canal “Fribal Escuta” foi remodelado e transformou-se em 2022 no programa “Fribal Acolhe”, com o objetivo de promover de forma mais ampla a saúde no trabalho, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores. Por meio de ações de apoio, prevenção e tratamento, é possível diminuir os casos de transtornos mentais e elevar a qualidade de vida das pessoas. O programa também ajuda a humanizar as relações de trabalho, e tem como consequência maior bem-estar e mais qualidade de vida dos nossos colaboradores”,  explica Amanda Araújo.

O “Fribal Acolhe” se dá na forma da psicoeducação, com a promoção de palestras, workshops, campanhas, DSS – Diálogo de Saúde e Segurança, endomarketing; além de ações voltadas para o autocuidado dos colaboradores, com estimulação da saúde física e mental. E quando necessário, há também ações de intervenção, com a oferta de atendimento psicológico, plantão psicológico, grupos terapêuticos, rodas de conversa e acompanhamento psicoterapêutico/clínico.

Entre as inúmeras vantagens, o “Fribal Acolhe” fomenta uma comunicação mais assertiva acerca da saúde mental de cada colaborador; além de estimular o autocuidado e um estilo de vida mais saudável, física e mentalmente. Outros ganhos são: Criar consciência sobre um ambiente de trabalho saudável através das lideranças; diminuir o índice de adoecimento mental no trabalho; estimular a segurança psicológica e criar ambientes mais seguros.

“Temos um canal interno confidencial para inscrição voluntária do colaborador, o qual é controlado por uma psicóloga responsável e os agendamentos são feitos diretamente com ela. Além disso, possuímos também encaminhamentos advindos dos gestores das áreas ou do SESMT, através da equipe de Saúde, Médico e Enfermeira do Trabalho, que atuam juntamente com a psicóloga em uma equipe multiprofissional. Assim, conseguimos ter uma maior robustez no diagnóstico e encaminhamento da demanda para a rede referenciada”, completa Amanda.

Em paralelo, a Fribal também possui outro importante programa que é o “Formando Líderes”, no qual são constantes as ações de saúde para sensibilizar cada vez mais as lideranças da empresa sobre o papel de cada um em prol de um ambiente mais saudável e seguro para todos e todas.

Além da doação de produtos de limpeza para a Santa Casa de Misericórdia, a Fribal promove ações internas voltadas para a saúde física e mental de colaboradores.

Compartilhe este artigo